Home Futebol Série A: Reservas do Palmeiras ajudam a manter a liderança

Série A: Reservas do Palmeiras ajudam a manter a liderança

Verdão tem oito pontos de vantagem sobre o vice-líder Internacional

Rafael Alaby
Rafael Alaby é jornalista diplomado pela FIAM (Faculdades Integradas Alcântara Machado), com passagens pela Chefia de Reportagem de Esportes, da TV Bandeirantes, em São Paulo e site KiGOL. Pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte (FMU)

Após derrotar o Santos, no último domingo, o Palmeiras só volta a campo na próxima quarta-feira, contra o Atlético-MG, no Mineirão, pela 28ª rodada do Brasileirão. O técnico Abel Ferreira será obrigado a usar uma formação bem modificada já que há cinco desfalques confirmados. No entanto, o torcedor tem bons motivos para não se preocupar já que os reservas possuem bom retrospecto, segundo levantamento feito pelo Portal Terra.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Dos 117 gols palmeirenses no ano, 26 deles foram marcados por atletas que não são do time titular (23% do total), não necessariamente só aqueles que saíram do banco, mas que não costumam fazer parte do time que inicia as partidas.

Reservas de luxo, Rafael Navarro e Breno Lopes contribuíram para número, respectivamente, com sete e quatro gols.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Na rodada do último fim de semana, Merentiel saiu do banco de reservas para fazer o gol da vitória alviverde sobre o Santos.

Se pegarmos somente as assistências, o desempenho é ainda melhor. Dos 79 passes que resultaram em gol, 29 tiveram reservas como protagonistas, resultando em 36,7%.

Gabriel Verón, que no início do segundo semestre deixou o Verdão para assinar com o Porto-POR, é o recordista em assistências, com seis.

PUBLICIDADE

Os suplentes tiveram 55 participações diretas para gols (tentos e assistências), 47% da amostra.

PUBLICIDADE

Uma outra estatística chama a atenção. Dos 10 pênaltis que os palmeirenses sofreram, nove tiveram como protagonistas atletas que saíram do banco de reservas. A única exceção foi o titular Danilo, derrubado por Gil, no clássico contra Corinthians, ainda pelo Paulistão.

Contra o Atlético-MG, o Palmeiras não terá o goleiro Weverton (seleção brasileira), o zagueiro Gustavo Gómez (seleção paraguaia), os volantes Danilo (suspensão após expulsão no clássico), Gabriel Menino (suspenso pelo terceiro amarelo) e o meia Zé Rafael (suspenso pelo terceiro amarelo).

Confira os números dos reservas do Palmeiras na temporada:

Gols:

Rafael Navarro – 7 gols

PUBLICIDADE

Breno Lopes – 4 gols

Wesley – 3 gols

Gabriel Menino, Veron e Merentiel – 2 gols

Luan, Mayke, Jailson, Atuesta, López e Deyverson – 1 gol

PUBLICIDADE

Assistências:

Veron – 6 assistências

Wesley – 5 assistências

Mayke – 4 assistências

PUBLICIDADE

Rafael Navarro – 3 assistências

Atuesta, Luan e Breno Lopes – 2 assistências

Kuscevic, Vanderlan, Patrick de Paula, Jailson e Menino – 1 assistência

Pênaltis sofridos:

PUBLICIDADE

Rafael Navarro – 3

Breno Lopes – 2

Wesley, Veron, Mayke e Kuscevic – 1

Better Collective