| ESP | 1-2 | SUI |
|---|
Em jogo disputado no Estádio La Romareda neste sábado (24), a Espanha foi superada com o placar de 2 a 1 pela Suíça, perdendo a liderança do grupo para a seleção de Portugal.
Com este resultado, os espanhóis terão a missão de tentar arrancar uma vitória diante dos portugueses em jogo direto na próxima terça-feira (27), a partir das 15h45 pelo horário de Brasília, em Braga.
Os primeiros minutos de jogo mostraram uma seleção espanhola atuando no estilo mais tradicional possível, trocando diversos passes buscando atrair a marcação e achar espaços no campo ofensivo através da posse de bola.
A equipe comandada por Luis Henrique chegou a acumular mais de 75% de posse nos primeiros 20 minutos de jogo. Contudo, a Suíça conseguiu maior precisão e abriu o placar na primeira grande oportunidade do jogo.
Após cobrança de falta aos 21′, Vargas cobrou na medida e Akanji testou firme na pequena área em testada firme, vencendo o goleiro Simon que tentou a defesa com o braço, sem sucesso.
Mesmo com a alteração tática ao transformar Azpilicueta em um playmaker dentro de campo, a Espanha não conseguiu nenhuma chance de real perigo antes do intervalo.
Espanha não conseguiu imposição ofensiva após sofrer mais um gol no segundo tempo
Diferentemente da etapa inicial, a Espanha voltou com mais intensidade no segundo tempo e rapidamente transformou o volume de jogo no gol de empate, aos 10 minutos.
Asensio criou a jogada deixando Elvedi e Akanji para trás em lance por dentro, sendo inteligente para notar a liberdade de Jordi Alba na infiltração pela esquerda. O atacante do Barcelona não desperdiçou e chutou firme no canto esquerdo.
Contudo, a reação da Suíça foi imediata e os visitantes retomaram a liderança no placar três minutos depois. Em nova jogada de bola parada, Vargas cobrou escanteio e Akanji cabeceou na pequena trave, só que Eric García marcou contra antes da conclusão de Embolo.
Demonstrando uma péssima transição defensiva, a Espanha quase sofreu o terceiro gol logo na sequência. Widmer cruzou ela direita e Vargas conseguiu superar o goleiro na jogada área, mas Pau Torres e Garcia evitaram o gol na cobertura.
Nico Williams, Pino, Iglesias e Llorente foram acionados na reta final pelo técnico Luís Enrique na busca pela superação do sistema defensivo da Suíça, mas as grandes atuações de Zakaria, Elvedi e Akanji foram determinantes para impedir finalizações espanholas.
FICHA TÉCNICA
ESPANHA 1-2 SUÍÇA
Data: 24/09/2022, 15:45
Estádio: La Romareda
Gols: 1T 21′ Akanji (SUI); 2T 10′ Jordi Alba (ESP); 2T 13′ Eric Garcia (gol contra/SUI)
Substituições – ESP: Iglesias (Asensio); Pino (F.Torres); N.Williams (Sarabia); Llorente (Pedri)
Substituições – SUI: Ndoye (Shaqiri); Zakaria (Sow); Aebischer (Vargas); Seferovic (Embolo); Soler (Azpilicueta)
Espanha (4-3-3): Unai Simon; Jordi Alba, Pau Torres, Eric Garcia, Cesar Azpilicueta; Pedri, Sergio Busquets, Gavi; Pablo Sarabia, Marco Asensio, Ferran Torres.
Suíça (4-2-3-1): Yann Sommer; Silvan Widmer, Manuel Akanji, Nico Elvedi, Ricardo Rodriguez; Remo Freuler, Granit Xhaka; Djibril Sow, Xherdan Shaqiri, Ruben Vargas; Breel Embolo.

