Home Futebol Sul-Americana: Del Valle vence Melgar de novo por 3 a 0 e se garante na final

Sul-Americana: Del Valle vence Melgar de novo por 3 a 0 e se garante na final

Time equatoriano fez 3 a 0 novamente, jogando em Arequipa, no Peru, e se garantiu para enfrentar Atlético-GO ou São Paulo na final da competição

Fernando Cesarotti
Jornalista.

O Independente Del Valle, do Equador, confirmou o favoritismo e selou a classificação para a final da Copa Sul-Americana ao vencer o Melgar por 3 a 0, na noite desta quarta-feira, no Estádio Monumental de Arequipa, no Peru.

PUBLICIDADE

O time equatoriano já havia vencido o jogo de ida também por 3 a 0, na semana passada, em Quito, e não precisou se esforçar muito para garantir uma nova vitória e selar a classificação para sua quarta decisão continental nos últimos seis anos.

Campeão da Sul-Americana em 2019, ao vencer por 3 a 1 o Colón, da Argentina, na final disputada em Assunção, o Independente Del Valle foi batido em 2020 pelo Flamengo na Recopa Sul-Americana – o jogo de ida, em Quito, foi 2 a 2, e na volta o Rubro-Negro fez 3 a 0 no Maracanã.

PUBLICIDADE

Em 2016, o time chegou à final da Libertadores, mas foi derrotado pelo Atlético Nacional, da Colômbia. Em Quito, na ida, empate por 1 a 1; na volta, em Medellín, Borja marcou o gol da vitória do Nacional por 1 a 0.

No jogo desta quarta-feira, no Peru, o Del Valle abriu o placar aos 27 minutos, com o argentino Lautaro Dias, após passe de Junior Sornoza, conhecido da torcida brasileira – defendeu Fluminense e Corinthians. Na etapa final, Diaz marcou novamente, aos 8 minutos, e Luis Segovia definiu o placar, já aos 42 minutos da etapa final.

À espera da decisão, o Del Valle busca agora reabilitação no Campeonato Equatoriano: recebe o Delfin, no domingo, em seu estádio na cidade de Amaguaña, na região metropolitana de Quito. O time é o terceiro colocado no segundo turno, com 16 pontos, cinco a menos que o líder Aucas, e vem de duas derrotas seguidas, para Universidad Católica e Deportivo Cuenca.

O Melgar, agora tem uma série de jogos atrasados no Campeonato Peruano – partidas que foram adiadas para que o time pudesse se dedicar totalmente à Sul-Americana. Com 18 pontos, o time é o terceiro no segundo turno do Peruano, a três pontos dos líderes Sporting Cristal e Grau.

PUBLICIDADE

O outro finalista da Sul-Americana será decidido nesta quinta-feira, no Morumbi. São Paulo e Atlético-GO se enfrentam às 21h30, e o Tricolor paulista precisa vencer por pelo menos três gols de diferença para chegar à decisão, após a vitória do Dragão por 3 a 1 no jogo de ida, no Serra Dourada, em Goiânia.

A decisão da Sul-Americana será disputada em Córdoba, na Argentina, no Estádio Mario Kempes, no dia 1º de outubro.