Não será a primeira vez que Vasco e Londrina farão um confronto decisivo em certames nacionais. Afinal, nesta quinta-feira (29) às 21h30 (horário de Brasília), as duas equipes brigarão pela quarta colocação do Brasileirão Série B. Assim, com 48 pontos, o Cruzmaltino procurará consolidar a posição diante dos paranaenses, que estão três pontos atrás. Mas há quatro décadas, ambos já decidiram uma vaga em semifinal de campeonato na primeira divisão e com recorde de espectadores em São Januário.
Da mesma forma, o Vasco anunciou a venda de todos os 22 mil ingressos disponibilizados para o jogo da próxima quinta. Então, no já distante 19 de fevereiro de 1978, o Gigante da Colina recebeu o Londrina para a decisão de uma vaga na semifinal do Brasileirão Série A referente ao ano anterior. Desse modo, o São Januário teve o maior público oficial em sua história: exatamente 40.279 torcedores compareceram na Colina.
Londrina não se intimidou com o público e levou a melhor sobre o Vasco
Porém, há dúvidas se este teria sido de fato o recorde de torcedores numa só partida em São Januário. Afinal, em décadas anteriores, talvez fosse possível o estádio ter recebido públicos maiores, numa época em que a contagem era ineficiente. Conforme o Blog do Garone, se especula que mais de 60 mil pessoas tenham presenciado um amistoso entre o Vasco da Gama com o Arsenal, da Inglaterra, em 1949.
Sobre o duelo com o Londrina válido pelo campeonato de 1977, mesmo com o São Januário abarrotado, o Londrina levou a melhor. Os paranaenses venceram por 2 a 0 o Vasco e se classificaram para as semifinais, na maior campanha da história do Tubarão numa competição nacional. Entretanto, o time pararia diante do Atlético-MG na fase posterior.
Para efeitos de comparação, o Vasco colocou 36.273 pessoas na partida de ida da final da Libertadores em 1998, na vitória por 2 a 0 sobre o Barcelona de Guayaquil. Aliás, no ano seguinte, o confronto com o Vitória pelos play-offs do Brasileirão Série A de 1999 recebeu ainda mais torcedores: 36.910.
Ficha técnica
VASCO 0x2 LONDRINA
Vasco: Mazaropi; Abel Braga, Marco Antonio e Orlando; Zé Mario, Gaúcho e Guina; Ramon (Paulinho), Wilsinho (Capitão), Paulo Roberto e Roberto Dinamite. Técnico: Orlando Fantoni.
Londrina: Mauro; Carlos, Arenghi e Dirceu (Zé Antonio); Zé Roberto, Ademar, Carlos Alberto Garcia e Xaxá; Claudio, Brandão e Nenê (Sérgio Américo). Técnico: Armando Renganeschi.
Gols: Brandão (8 minutos do primeiro tempo) e Carlos Alberto Garcia (4 do segundo tempo) para o Londrina

