Home Futebol Veja como unificação de Copa Conmebol e Sul-Americana atingiria os clubes brasileiros

Veja como unificação de Copa Conmebol e Sul-Americana atingiria os clubes brasileiros

Equipes pleiteiam reconhecimento de torneio anterior à atual Sul-Americana; pontuação no ranking sofreria influências

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

A Conmebol colocou em pauta nesta semana um pedido que pode gerar alguma polêmica dentro do futebol sul-americano e brasileiro: a possibilidade que que a Copa Sul-Americana seja unificada com a Copa Conmebol, torneio realizado nos anos 90 e que reunia clubes que, na época, não poderiam se classificar para a Libertadores.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

De acordo com o GE, na última segunda-feira (12), a entidade realizou reunião de seu comitê de clubes e um dos assuntos discutidos foi a possibilidade de que a história das duas competições seja unificada. Por enquanto, não foi decidido se isso acontecerá ou não, mas é um assunto que interessa demais a vários clubes brasileiros.

Ao menos quatro (São Paulo, Botafogo, Santos e Atlético-MG) poderão ganhar muito com a discussão do caso. Não apenas porque se tornariam campeões da Sul-Americana em caso de unificação dos torneios, mas também conseguiriam ganhar pontos no ranking da Conmebol, algo que poderá ser útil no futuro, já a definição dos potes de seus torneios é feita com base na lista.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJDOTV1RUpZUyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

No ranking, quem ganharia mais pontos com isso é o Atlético-MG. Campeão da Copa Conmebol em 1992 e 1997, o Galo além de ter as duas conquistas igualdas às da atual segunda competição do continente, teria um acréscimo de quase 300 pontos no ranking da entidade (no chamado ‘coeficiente histórico’, os dois títulos dariam, por si só, 120 pontos aos mineiros), além das pontuações por vitória e empate.

Para Botafogo, São Paulo e Santos, a soma de pontos no ranking da Sul-Americana seria perto de 100 pontos extras para cada, todos estes dentro do coeficiente histórico (a competição foi extinta em 1999 e não renderia pontos para a contagem ‘geral’, que inclui a pontuação dos últimos dez anos do torneio, que dá ao campeão 600 pontos na lista)

PUBLICIDADE

Mesmo sem decisão formal, já há um direcionamento do comitê de clubes da Conmebol para que as competições tenham suas histórias unificadas, com uma votação de um parecer favorável a isto tendo sido aprovado por dez votos a três (e mais três abstenções). As confederações que fazem parte da entidade não votaram no caso e ainda querem analisar tal possibilidade. Em outubro, quando deverá acontecer o conselho executivo da entidade, haverá apreciação novamente do assunto.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
Better Collective