Numa semana em que enfrentou injúrias raciais de um empresário (“tem que parar de fazer macaquice”) e também da torcida do Atlético de Madrid, que entoou cânticos de “macaco” e “morra” neste domingo (18), Vinícius Júnior não esmoreceu e dançou ainda mais. Assim, na vitória por 2 a 1 do Real Madrid no clássico de hoje contra o Atleti, o camisa 20 bailou com Rodrygo depois deste marcar o primeiro gol e teve participação direta no segundo de Valverde, na partida no estádio Metropolitano válida pelo Campeonato Espanhol.
Desde que a polêmica se iniciou com a declaração do empresário Pedro Bravo na última quinta (15), num programa de TV na Espanha, Vinícius Júnior recebeu uma série de homenagens e demonstrações de solidariedade. Assim, vários clubes publicaram mensagens de incentivo ao atacante, que respondeu agradecendo. O primeiro foi o Atlético-MG, em que escreveu “Galo!” na última sexta (16), ao ler a seguinte postagem da equipe mineira: “O #Galo manifesta solidariedade ao atleta Vinícius Júnior, vítima de injúria racial em programa esportivo na Espanha. Reforçamos nossa posição de repúdio ao racismo no futebol e em todas as esferas da sociedade”.
Vinícius Júnior também agradeceu o Cruzeiro, que lhe mandou: “Vini Jr. é um brasileiro bailarino da bola. Cruzeirense ou não, aqui a gente grita contra o racismo. Marque gols, vibre, corra para o abraço e dance, @vinijr! #BailaViniJr #RisqueORacismo”. Dessa forma, o atacante do Real Madrid incluiu um emoji de uma raposa na postagem.
Para o Flamengo, clube de origem que lhe formou, Vinícius Júnior escreveu: “sempre juntos”. Desse modo, o Rubro-Negro lhe homenageou assim, recordando um gol marcado pela equipe carioca em 2017 em que o “Malvadeza” dança: “Baila, @ViniJr. Como você sempre foi: de gol em gol, de drible em drible, de baile em baile”.
Já o Grêmio utilizou a hashtag #GrêmioAntirracista para saudar Vinícius Júnior. “Futebol é alegria, é dança, é inclusão. Futebol é gente vibrando e se abraçando, sem espaço para preconceito. Nos solidarizamos com o @vinijr e repudiamos o racismo dentro e fora dos campos. #BailaViniJr!”, escreveu as redes sociais do Tricolor Gaúcho, com o camisa 20 respondendo publicando emojis.
Jogador do América-MG repete os passos de Vinícius Júnior
O América-MG divulgou um vídeo em que o meia-atacante Matheusinho faz os mesmos passos de Vinícius Júnior, com o jogador do Coelho mandando a mensagem: “Fala Vini! Futebol brasileiro é isso. É dança, é arte, é ousadia. Continue sendo você. Vai para cima desses caras”. Nesse sentido, o atacante do time merengue respondeu com mais emojis.
Vinícius Júnior citou até o rival do time que lhe formou. Assim, escreveu “Vasco!”, em retribuição à mensagem deixada pelo Cruzmaltino: “A beleza do futebol está na sua alegria e não há espaço em nossa sociedade e no esporte para a xenofobia e o racismo. O Vasco da Gama se solidariza ao atleta @vinijr e lembra que a luta para banir de uma vez esses comportamentos nocivos precisa ser constante. #PorMaisRespeito”.
Por fim, Vinícius Júnior respondeu ao Internacional, que deixou o seu recado para o “Malvadeza” na tarde deste domingo (18). “Estamos contigo, muleke. O futebol não é lugar para o preconceito e a intolerância. Nosso esporte é arte, alegria e ousadia. Seja você mesmo, @vinijr! #BailaViniJr #InterContraORacismo”, postou o perfil oficial do Colorado, que foi respondido pelo atacante do Real Madrid: “Seguimos bailando!”.

