Home Futebol Sylvinho, ex-técnico do Corinthians, fala sobre a experiência de ter sido o primeiro brasileiro a jogar no Arsenal

Sylvinho, ex-técnico do Corinthians, fala sobre a experiência de ter sido o primeiro brasileiro a jogar no Arsenal

Ex-jogador do time inglês falou sobre como foi a experiência e a importância do treinador Arsène Wenger em sua carreira

William Nunes
Formado em produção audiovisual pela PUCRS, cineasta, redator e escritor, roteirista e Youtuber.

Sylvinho foi um dos primeiros brasileiros a se aventurar na Premier League. Na época, ainda não havia a grande presença de jogadores nascidos no Brasil como há hoje por lá e os pioneiros que exploraram esse mercado experimentaram algo que futuramente viria a se tornar comum.

PUBLICIDADE

Sylvinho, ex-treinador do Corinthians, foi o primeiro jogador a atuar no Arsenal, da capital inglesa. O brasileiro chegou à Inglaterra sem saber uma palavra sequer do idioma local, além disso, também não conhecia muito sobre os costumes ou mesmo a cultura do país.

Em uma entrevista para o jornal inglês “The Guardian”, Sylvinho falou sobre sua jornada em ser o primeiro brasileiro a atuar pelo Arsenal, que na época era um dos três melhores times da Premier League.

PUBLICIDADE

“Minha única preocupação era me adaptar ao ritmo do jogo inglês. Se eu quisesse jogar pelo Arsenal, tinha que fazê-lo o mais rápido possível. No Corinthians, eu era o clássico lateral brasileiro: um jogador que atacava muito na minha lateral – que era a esquerda. Na verdade, quase todas as minhas ações em um jogo envolvem correr para frente. Eu não tinha muitas exigências no meu trabalho defensivo. Tudo isso também foi condicionado pelo próprio estilo de jogo do futebol brasileiro – um pouco mais lento que o futebol inglês.”, contou o ex-jogador brasileiro.

Ex-jogador do Corinthians teve uma boa relação com Arsène Wenger, técnico do Arsenal na época

O brasileiro também contou sobre sua relação com o ex-técnico do Arsenal, Arsène Wenger. O francês veio até o Brasil, quando o lateral atuava pelo Corinthians, e marcou um jantar para ofereceu uma vaga para Sylvinho no time inglês.

“Arsène também falou comigo no jantar sobre minhas capacidades físicas e me disse que sabia certos fatos sobre mim, meus recordes de velocidade e aceleração, por exemplo. Foi inacreditável. No final, assinei pelo Arsenal logo após aquele jantar, na pré-temporada de 1999. Fui o primeiro jogador brasileiro na história do Arsenal.”, acrescentou ainda o ex-jogador do Corinthians.

Depois de sua ida para o Arsenal, Sylvinho se tornou um jogador importante no time de Londres. Para isso, contou com a ajuda de Wenger, que o integrou ao time.

PUBLICIDADE

“Arsène tinha muitas virtudes, mas para mim a mais importante de todas é que ele estava à frente de muitos treinadores no trabalho com o grupo. Ele sabia escolher os jogadores que iam fazer parte dela. E eles sempre foram jogadores tecnicamente muito bons.”, contou Sylvinho, sobre o ex-técnico do Arsenal.

O brasileiro então comentou sobre a importância que o ex-técnico do Arsenal teve em sua vida e em sua carreira como treinador:

“Tudo o que aconteceu comigo no Arsenal, de alguma forma Arsène me fez ver no primeiro jantar que tive com ele no Brasil. Conversamos então sobre meus aspectos físicos – mas isso não era o mais importante para ele. O mais importante era o meu futebol: a forma como jogava. Por isso ele me contratou. Agora, como treinador, essa é a filosofia que sigo. A coisa mais importante sobre um jogador de futebol é o seu jogo. Se eles trabalham duro e são consistentes, eles podem se adaptar a qualquer coisa.”, concluiu o ex-técnico do Corinthians e ex-jogador do Arsenal.