| ARS | 3-1 | TOT |
|---|
No clássico do norte de Londres disputado neste sábado (1), o Arsenal venceu o Tottenham por 3 a 1 no Emirates Stadium, em duelo válido pela 8ª rodada da Premier League.
Com a vitória, o Arsenal alcançou 21 pontos e garantiu a liderança por mais uma rodada na tabela do Campeonato Inglês. Manchester City (17), Tottenham (17) e Brighton (13) completam o G-4.
Sob comando técnico de Mikel Arteta, os Gunners começaram pressionando o adversário no campo ofensivo, conseguindo diversas finalizações nos primeiros minutos e chegando cada vez mais peto do gol.
Porém, a melhor chance inicial foi do Tottenham, aos 13 minutos. Son descolou falta pela direita e Dier tocou na bola para Richarlison finalizar, mas Ramsdale fez bela defesa.
No entanto, a pressão do Arsenal acabou se transformando em gol aos 20 minutos. Saka deixou para White, que percebeu a movimentação de Partey pelo meio. Com espaço de sobra, experimentou um chute firme no ângulo esquerdo e marcou um golaço.
Quando o domínio dos Gunners parecia definitivo no primeiro tempo, o Tottenham reagiu após Richarlison ser derrubado por Gabriel Magalhães dentro da grande área. Harry Kane não desperdiçou a cobrança e empatou o jogo antes do intervalo.
Arsenal aproveitou expulsão de Emerson e dominou o segundo tempo
Após o gol, o Tottenham conseguiu melhorar na reta final do primeiro tempo e ocupou mais o campo ofensivo, assustando o torcedor no Emirates Stadium. Porém, logo no início da etapa complementar, o Arsenal voltou a ficar na frente do placar.
Com apenas quatro minutos e muito mais intensidade em relação aos Spurs, o Arsenal chegou ao segundo gol com Partey abrindo para Saka na direita, cortando para dentro antes de chutar firme. Lloris espalmou e Romero atrapalhou o goleiro, que viu a bola passar por baixo das pernas após insistência de Gabriel Jesus.
O Tottenham tentava exercer uma nova pressão na sequência do segundo tempo, mas a expulsão de Emerson aos 17 minutos acabou complicando o jogo para Antonio Conte. O brasileiro entrou de sola em cima das pernas de Martinelli no campo ofensivo e recebeu o cartão vermelho direto.
Logo após a expulsão, o Arsenal aproveitou o espaço deixado pela expulsão de Emerson pelo lado esquerdo para buscar o terceiro gol. Partey inverteu para Martinelli, e o brasileiro fez ótima jogada individual para chegar na área e deixar para Xhaka bater na saída de Lloris, encaminhando a vitória.
Antonio Conte apostou nas entradas de Sánchez, Bissouma, Sessegnon e Doherty para a reta final do clássico, mas o Tottenham não conseguiu ameaçar mais os Gunners no Emirates.
FICHA TÉCNICA
ARSENAL 3-1 TOTTENHAM
Data: 01/10/2022, 08:30
Estádio: Emirates Stadium
Gols: 1T 20′ Partey (ARS); 1T 31 Kane (TOT); 2T 4′ Gabriel Jesus (ARS); 2T 22′ Xhaka (ARS)
Substituições – ARS: Lokonga (Partey); Tierney (Zinchenko); Fábio Vieira (Odegaard); Nketiah (Gabriel Jesus)
Substituições – TOT: D.Sánchez (Lenglet); Bissouma (Perisic); Sessegnon (Richarlison); Doherty (Son); Skipp (Hojberg)
Arsenal (4-2-3-1): Aaron Ramsdale; Ben White, William Saliba, Gabriel Magalhaes, Oleksandr Zinchenko; Thomas Partey, Granit Xhaka; Bukayo Saka, Martin Odegaard, Gabriel Martinelli; Gabriel Jesus.
Tottenham (3-4-2-1): Hugo Lloris; Cristian Romero, Eric Dier, Clement Lenglet; Emerson Royal, Pierre-Emile Hojbjerg, Rodrigo Bentancur, Ivan Perisic; Richarlison, Son Heung-Min; Harry Kane.

