Antes de mais nada, o Atlético-MG está atento ao mercado da bola e busca uma “oportunidade de negócio” para a temporada de 2023. A diretoria fez uma consulta sobre a situação do atacante Paulinho, do Bayer Leverkusen, da Alemanha.
O Torcedores.com apurou que o diretor executivo do Atlético-MG, Rodrigo Caetano, vem mantendo sucessivos contatos com Carlos Leite, empresário do jogador, a fim de apresentar um pré-contrato ao atleta.
O vínculo de Paulinho com o Bayer Leverkusen termina em junho de 2023. Ele, portanto, pode assinar um pré-acordo com qualquer clube, inclusive o Atlético-MG, no dia 1º de janeiro do ano que vem.
Paulinho no Bayer Leverkusen (2018/2019 – 2022/2023)
Jogos: 74
Titular: 26
Reserva: 48
Gols: 8
Assistências: 4
Minutos em campo: 2725
Títulos: 0
Rodrigo Caetano fez contato para saber dos valores que envolvem uma transferência. Ele monitora à distância a movimentação das tratativas. Caso Bayer Leverkusen e Paulinho não chegue a um acordo, o Galo já se colocou com um dos clubes interessados no atleta.
Ainda segundo apurou a reportagem, o Atlético-MG não formalizou qualquer tipo de oferta para que a abordagem não fique caracterizada com assédio. Para evitar uma possível denúncia do Bayer Leverkusen na Fifa, o clube trata o assunto com cautela nos bastidores.
No entanto, a boa relação de Rodrigo Caetano com Carlos Leite de brecha para uma consulta. O agente, que cuida dos interesses do jogador de 22 anos, tem bom relacionamento com os dirigentes alvinegros desde a ida do executivo para o Atlético-MG.
Paulinho na temporada 2022/2023
Jogos: 2
Titular: 0
Reserva: 2
Gols: 0
Assistências: 0
Minutos em campo: 69
O Atlético-MG tem relatórios de Paulinho desde sua chegada no Bayer Leverkusen. O CIGA (Central de Informações do Galo) intensificou os estudos do desempenho recente do jogador no futebol alemão. Desde então, viu o atacante como uma oportunidade.
Apesar de estar em baixa na Alemanha, com duas partidas disputadas na atual temporada, o atacante tem apenas mais nove meses de contrato com o Bayer Leverkusen e multa considerada baixa para a realidade financeira alvinegra.
Na assinatura do contrato em junho de 2018, a multa de Paulinho foi fixada em 40 milhões de euros (R$ 212,3 milhões, pela cotação atual). No entanto, o acordo prevê uma redução conforme o vínculo vai chegando perto do fim.
Números de Paulinho na Europa
Liga dos Campeões da Europa: 2 jogos
Liga Europa: 12
Bundesliga: 54
Copa da Alemanha: 6
Em janeiro de 2023, por exemplo, o montante cairá para 5 milhões de euros (R$26,5 milhões) caso algum clube tenha interesse em contratá-lo antes do encerramento do compromisso com o Bayer Leverkusen.
Pessoas próximas ao estafe do jogador entendem que o Atlético-MG é uma boa opção, mas deixam claro quer qualquer proposta com outro clube só será analisada após se esgotarem todos os argumentos com o Bayer Leverkusen.
Apesar dos esforços de Rodrigo Caetano, que trata pessoalmente nessa negociação, o atacante tem sondagens para seguir na Europa. Recentemente, foi contatado por equipes da Espanha, França, Inglaterra e Itália. Mas, por ora, não há ofertas oficiais pelo o atleta.
Entretanto, há o clima de otimismo na Cidade do Galo por um desfecho positivo até dezembro. A sondagem mais recente foi de um clube da Arábia Saudita. O jogador, contudo, não demonstrou interesse em se transferir para o futebol do Oriente Médio.

