Buscando evitar um término de temporada ainda pior do que o previsto, o Atlético-MG terá que iniciar uma sequência de vitórias nas próximas rodadas do Brasileirão Série A para garantir uma vaga na próxima Conmebol Libertadores.
Sob comando do técnico Cuca, o desempenho do Atlético-MG no segundo turno do Brasileirão Série A é de apenas 15 pontos conquistados em 13 jogos. Ou seja, 38% de aproveitamento, extremamente abaixo em relação ao esperado pela diretoria e pelo torcedor.
O técnico Cuca chegou a prometer uma sequência de vitórias para o returno do Brasileirão após a eliminação na Copa Libertadores pensando numa possível briga pelo título, mas a realidade é que o Galo precisa ainda garantir vaga na temporada 2023 da competição continental.
Atlético-MG: situação delicada na reta final do Brasileirão
Porém, os confrontos seguintes contra Fortaleza, Juventude (possivelmente ainda brigando contra o rebaixamento), São Paulo, Botafogo, Cuiabá e Corinthians podem tornar este o pior returno da história do Atlético-MG no Brasileirão.
Desde quando retornou ao comando do Galo na 20ª rodada, o técnico Cuca não conseguiu tirar o Atlético-MG da 7º posição da tabela de classificação, com pequenas variações para cima e para baixo.
Por fim, cabe ressaltar que 2023 é um ano de extrema importância para o clube, com a inauguração da esperada Arena MRV. Ou seja, o impacto financeiro de uma temporada especial sem a disputa da Libertadores pode representar em perdas irreversíveis.

