A jogadora espanhola Alexia Putellas, do Barcelona, faturou o bicampeonato no prêmio feminino da Bola de Ouro. Vencedora tembém em 2021, ela superou a concorrência de nomes como a inglesa Beth Mead e a australiana Sam Kerr.
Desta forma, a atleta do Barça se torna a maior vencedora da história do troféu, que foi criado no ano de 2018, sendo a única com duas conquistas.
Em discurso realizado na cerimônia do prêmio, Alexia Putellas disse:
“Um ano atrás, quando conseguimos o primeiro prêmio, me propus a melhorar para estar a serviço da equipe. E ter essa recompensa é algo que me orgulha muito. Sem minhas companheiras, isso não seria possível.”
A jogadora, de 28 anos de idade, terminou a última temporada com números ainda melhores do que em 2020/21. Foram 42 gols marcados e 22 assistências concluídas em 54 jogos disputados, somando os duelos por Barcelona e seleção espanhola.
Na primeira vez que havia vencido a Bola de Ouro, ela somou 28 gols anotados em 51 partidas disputadas, com 21 assistências.
Porém, a temporada da meia espanhola, ficou incompleta na reta final. Isso porque ela acabou sofrendo uma ruptura de ligamento no joelho no mês de junho, na preparação para a Eurocopa Feminina.
Com Alexia, do Barcelona, na ponta, veja como ficou ranking das melhores jogadoras do mundo
The 2022 women’s Ballon d’Or complete ranking! #ballondor pic.twitter.com/QJLVZW6XjG
— Ballon d’Or #ballondor (@francefootball) October 17, 2022