O Barcelona pode ter um grande prejuízo no balanço financeiro, caso seja eliminado na primeira fase da Champions League. De acordo com o Mundo Deportivo desta quinta-feira (13), uma saída precoce do clube catalão da competição resultaria em uma arrecadação com 20,2 milhões de euros (R$ 103,8 mi) a menos do que o planejado.
Segundo o portal espanhol, o Barça planejou chegar, ao menos, até as quartas de final da Liga dos Campeões. Com isso, seria possível somar dinheiro suficiente para manter a saúde financeira do clube.
Mesmo que o Barcelona tenha uma grande campanha na Europa League, o valor arrecadado não evitaria esse prejuízo financeiro. Isso porque a UEFA oferece no máximo 14,9 milhões de euros em premiações para esse torneio.
Vale lembra que o Barça ativou as alavancas financeiras para se adequar ao Fair Play financeiro e adquirir reforços de peso para a temporada 2022/2023. Ao todo, o clube investiu 160 mi de euros para contratar jogadores como Robert Lewandowski, Koundé e Raphinha.
No momento, o Barcelona é o terceiro colocado no Grupo C da Champions League, com quatro pontos. O primeiro é o Bayern de Munique (12) e o segundo é a Inter de Milão (7).
Já o Viktoria Plzen é o último, sem pontos registrados na Liga dos Campeões.

