A coletiva do técnico Abel Ferreira após a vitória por 3 a 1 sobre o Botafogo, pela 29ª rodada do Brasileirão, causou grande repercussão. Grande parte da imprensa condenou a postura do treinador português, contudo, o jornalista Bruno Vicari, da ESPN, ‘explicou’ a reação do comandante do Verdão.
Para o apresentador, a postura de Abel Ferreira foi para desviar o foco. Há algumas rodadas rivais e jornalistas se renderam ao clima de ‘já ganhou’ em relação ao Palmeiras no Brasileirão. O português, entretanto, sempre fez questão de manter a cautela e o respeito aos adversários.
“Reação de Abel tem motivo: manter a viva a chama do “contra tudo e contra todos”. Entende que o “já ganhou”, tema principal da coletiva, poderia acomodar seus jogadores. Foi grosseiro, desviando o foco da enorme vantagem que seu time tem”, escreveu Bruno Vicari.
“Era o que treinador queria, como suas referências Felipão, Mourinho e até Telê sabiam fazer. Ele não quer encantar serpentes. Quer ser campeão, mesmo que isso custe sua simpatia por parte de nós da imprensa. E também é isso que tanto o aproxima do palmeirense”, acrescentou.
Essa reposta após o jogo contra o Santos mostra um pouco do que falei: Abel não gosta de navegar em águas calmas. Se o mar tá liso, ele faz questão de agitar. 👇🏻 pic.twitter.com/YM4h9OYf3T
— Bruno Vicari (@brunovicari) October 4, 2022
Entenda a polêmica com Abel Ferreira:
O Palmeiras venceu o Botafogo de virada no Nilton Santos, pela rodada do Brasileirão, em um jogo relativamente tranquilo para o líder da competição. A situação, entretanto, poderia ter ficado mais complicada após a expulsão do volante Zé Rafael aos 24 minutos da etapa final. Contudo, mesmo com um jogador a menos, o Verdão garantiu os três pontos sem maiores dificuldades.
Em entrevista após a partida, o jornalista Guilherme Gonçalves, da Rádio Litoral News, destacou o comportamento tático da equipe com um jogador a menos. O repórter chegou a afirmar que nos minutos finais da partida o jogo ainda parecia estar 11×11.
“A gente não sentiu qualquer tipo de alteração, o jogo se manteve como estava. Você falou da mentalidade, mas de forma prática, como conseguir manter tanta consistência em tantos jogos, mesmo perdendo jogadores?”, questionou o repórter.
Abel Ferreira respondeu: “Por isso sou treinador e vocês são jornalistas. Se quiserem ser treinadores vão à CBF, fazem o curso e sentam-se aqui no meu lugar”.
“É por isso que eu sou o treinador e vocês são os jornalistas.”
Agora, em vídeo, a pergunta do repórter e a resposta de Abel Ferreira… E aí? pic.twitter.com/9hlcWReOlC
— Julia Mazarin (@juumazarin) October 4, 2022

