O ex-jogador Marco Van Basten virou manchete na imprensa esportiva brasileira e internacional ao tecer duras críticas a Neymar. Ao avaliar a atuação do atacante no empate do PSG com o Reims, pelo Campeonato Francês, o ídolo do Milan chamou o brasileiro de chorão. O holandês ainda afirmou que o camisa 10 é “um jogador sujo” e “desagradável” dentro de campo.
Em sua coluna no UOL Esporte, Walter Casagrande rebateu as declarações de Van Basten. “Dizer que Neymar joga sujo é complicado, porque só pode fazer uma acusação dessas quem joga atualmente e enfrenta Neymar em campo para saber o que ele fala”, começou o comentarista.
O ídolo do Corinthians até concordou que Neymar é “chorão”, mas, contudo, reprovou as críticas em relação a postura do brasileiro dentro de campo.
“Para mim jogar sujo é ser violento para machucar o adversário, agredi-lo sem bola, cuspir no adversário, ofender a família e tocar nas partes íntimas do rival… Tudo o que se trata de agressão é jogo sujo. E eu não vejo o Neymar fazer essas coisas. Portanto, não concordo com essa acusação feita pelo holandês. Acho que Neymar tem um modo dentro do campo que muitas vezes vai para a falta de educação, de ética e de respeito”, disse Casagrande.
Por fim, o ex-comentarista da Globo exaltou a carreira de Van Basten, mas ponderou. “Não importa quantos títulos ele ganhou, porque isso não lhe dá o direito de acusar outro jogador, de uma geração completamente diferente da sua, sobre jogar sujo ou não. Repito: só sabe quem joga sujo aquele que joga contra”, completou.
Polêmica com Van Basten:
Comentarista do canal Ziggo Sport, Van Basten detonou a constante procura de Neymar por confusão com os adversários dentro de campo. O ex-jogador destacou, por exemplo, que o brasileiro não aceita ter tocado durante as partidas.
“Neymar é um verdadeiro chorão. Ele está constantemente provocando. Em um segundo, ele comete falta em alguém, e no outro, ele se faz de vítima novamente. Você não tem permissão para tocá-lo. Eu aplaudiria se alguém finalmente lidasse com isso. É um jogador sujo. Desagradável dentro de campo”, disparou.
VAN BASTEN & NAZISMO?
Crítico de Neymar, Marco van Basten foi um craque com carreira muito vitoriosa, mas protagonizou um episódio abominável em 2019, quando fez uma saudação nazista ao vivo em emissora holandesa. Saiba mais 👇
✅ https://t.co/1p2M9krvg9
📸 Divulgação/Milan pic.twitter.com/MFVANVouKO— Goleada Euro (@goleada_euro) October 10, 2022

