Home Futebol Catar tem a intenção de surpreender adversários na Copa do Mundo 2022

Catar tem a intenção de surpreender adversários na Copa do Mundo 2022

Seleção catari já conquistou a Copa da Ásia de 2019 e conta com artilheiro para fazer frente a seus fortes oponentes

Fernando Lourenço
Nascido em 1989, tive como minha primeira grande experiência com futebol a Copa de 1994 e isso fez com que a minha paixão pelas seleções e pelo esporte jogado lá fora começasse desde cedo. Mesmo sendo formado em Comércio Internacional e me especializado em Marketing, nunca deixei de respirar e acompanhar de perto os detalhes do mundo esportivo e sempre nutri o sonho de conseguir fazer parte dele de alguma forma - seja escrevendo, cobrindo ou até mesmo colecionando camisas de time.

Eleito como país sede da Copa do Mundo, o Catar é conhecido por muitas coisas, mas por ser uma potência esportiva não é uma delas. Atualmente na 50ª posição do ranking da FIFA e contando com um elenco no valor de apenas 18,33 milhões de Euros, o Catar apenas disputará a primeira copa de sua história em 2022 por ter assegurado a vaga como anfitrião.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Assim como as demais sedes, o Catar está no Grupo A e fará a partida de abertura do torneio. No entanto, o sorteio dos seus companheiros na fase de grupos foi cruel e os colocou no mesmo caminho de Holanda, Senegal e Equador, sendo os europeus e africanos os favoritos a avançarem.

Até o momento, a seleção catari possui apenas um título, o da Copa da Ásia de 2019. No torneio, o time fez uma fase de grupos perfeita, com três vitórias em três partidas, superando Arábia Saudita, Coreia do Norte e Líbano. Na fase de mata-mata, o time passou por Iraque, Coreia do Sul e Emirados Árabes Unidos. Na final, vitória sobre o Japão por 3 a 1. O Catar chegou a disputar a Copa América como convidado no mesmo ano, mas foi eliminado na fase de grupos após perder para Argentina e Colômbia e empatar com o Paraguai por 2 a 2.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O destaque catari

A seleção é dirigida pelo técnico espanhol Félix Sanches Bas desde 2017 e tem como grande destaque o atacante Almoez Ali (26 anos, Al Duhail), que foi artilheiro da Copa da Ásia vencida pelo Catar, com nove gols marcados. O atacante também foi eleito o melhor jogador do torneio e é a chave de sua seleção para surpreender em casa durante a Copa.

No entanto, se o time não quiser fazer feio em casa, precisa melhorar. Em seus últimos três amistosos, o Catar foi derrotado por Canadá (2-0) e Croácia sub-23 (3-0) e empatou com o Chile por 2 a 2. Antes da Copa, os catari ainda terão mais três testes: Guatemala (23/10), Honduras (27/10) e Panamá (5/11).

Histórico contra os adversários

O Catar ainda não enfrentou Senegal e Holanda, dois dos três oponentes que encarará na fase de grupos. Contra o Equador já foram três partidas amistosas, com uma vitória (2018, 4-3), um empate (1996, 1-1) e uma derrota (1996, 2-1).

PUBLICIDADE

A estreia da seleção na Copa do Mundo será no dia 20/11, às 13h (horário de Brasília) contra os equatorianos. Dia 25/11 o Catar enfrenta o Senegal e dia 29 faz seu encerramento da fase de grupos ao jogar contra a forte seleção da Holanda.

PUBLICIDADE
Better Collective