Conmebol anuncia novidade para o VAR na Libertadores e Copa Sul-Americana
Libertadores e Sul-Americana terão a utilização da arbitragem de vídeo desde o início das competições a partir da temporada 2023
A Conmebol anunciou nesta terça-feira (11) que todas as fases da Copa Libertadores e Copa Sul-Americana na temporada 2023 contarão com a utilização do VAR.
Esta reunião foi tomada após reunião realizada no Paraguai, com a presença de Gianni Infantino, presidente da FIFA, de acordo com nota oficial divulgada pela entidade.
Ou seja, esta é a primeira vez que as duas principais competições continentais terão a utilização da arbitragem de vídeo durante a temporada inteira. Desde quando o VAR foi implementado nas duas competições, a utilização era iniciada apenas nas oitavas de final.
Brasileiros pressionaram Conmebol pelo VAR na Libertadores desde o início
Informações divulgadas pelo GE apontam que os brasileiros foram os principais envolvidos no pedido desta mudança, e o América-MG foi o primeiro clube do país à solicitar formalmente esta mudança.
Cabe ressaltar que o aumento considerável nos direitos de televisão para o mercado sul-americano da Libertadores e Sul-Americana no próximo triênio (2023-2026) foram fundamentais para o investimento na tecnologia.
No território brasileiro, o SBT deixará de transmitir a Libertadores, que retornará à Globo na TV Aberta. Na TV Fechada, a novidade será o grupo Paramount, grupo que investirá 100% das transmissões em um serviço de streaming. A ESPN seguirá com os principais jogos da Libertadores, e a partir de 2023, transmitirá a Sul-Americana.
Por fim, cabe ressaltar que a Libertadores 2022 será decidida no dia 29 de outubro, no Estádio Monumental de Guayaquil, entre Flamengo e Athletico Paranaense. A Sul-Americana já teve a sua decisão realizada, com vitória do Independiente del Valle por 2 a 0 contra o São Paulo.

