Copa do Brasil: todas as finais que tiveram confrontos entre paulistas e cariocas
Flamengo e Corinthians fizeram uma decisão dramática no Maracanã nesta quarta (19), com o Rubro-Negro levando a melhor
Gilvan de Souza/Flamengo
O Flamengo conquistou o tetracampeonato da Copa do Brasil nesta quarta-feira (19), ao vencer o Corinthians nos pênaltis por 6 a 5 no Maracanã. No tempo normal, a partida terminou em 1 a 1, com Pedro abrindo o placar para o Rubro-Negro na etapa inicial e Giuliano empatando no segundo tempo. Mas não foi a primeira vez que paulistas e cariocas duelaram pela taça da competição.
Flamengo e Corinthians foi o primeiro grande clássico entre equipes dos dois estados numa decisão de Copa do Brasil. Anteriormente, somente duas finais envolvendo uma ponte aérea aconteceu, atraindo algumas coincidências entre elas. Afinal, um mesmo técnico foi derrotado em ambas, com equipes do interior paulista celebrando os títulos.
Abel Braga perdeu duas finais de Copa do Brasil para zebras do interior paulista
A primeira vez em que times dos estados se cruzaram numa decisão de Copa do Brasil foi somente em 2004. Ou seja, 15 anos depois da primeira edição da competição, em 1989. Então, Flamengo e Santo André realizaram a final daquela temporada. Na ida, empate em 2 a 2 no Parque Antártica. Assim, em pleno Maracanã, a equipe do ABC paulista treinada por Péricles Chamusca surpreendeu o Rubro-Negro treinado por Abel Braga ao fazer 2 a 0, com gols de Sandro Gaúcho e Elvis, ficando com a taça.
No ano seguinte, Abelão também seria vitimado numa final entre um carioca tradicional com uma zebra paulista. Desse modo, o Paulista de Jundiaí levantaria sua única Copa do Brasil em 2005 ao superar o Fluminense de Abel. Na ida no Jaime Cintra, vitória do time da casa por 2 a 0. Os gols do time de Vagner Mancini foram marcados por Márcio Mossoró e Léo, que seriam campeões mundiais pelo Internacional no ano seguinte, sob o comando do próprio Abel Braga. Assim, o empate em 0 a 0 no São Januário assegurou a taça para o Paulista.
Portanto, depois de duas derrotas, o título do Flamengo conquistado ontem foi o primeiro de uma equipe carioca diante de um rival paulista numa decisão entre times dos dois estados.

