A jornalista Renata Fan teve problemas nesta semana após falas sobre a torcida do Corinthians enquanto comentava a final da Copa do Brasil, onde o Flamengo venceu o Timão nos pênaltis. A apresentadora, durante o programa Jogo Aberto, disse que Chico Garcia é uma pessoa estudada e, por isso, não combina com um torcedor do Corinthians, que são “maloqueiros”.
Além de pessoas e do próprio clube ter feito notas repudiando a declaração infeliz de Renata Fan, o presidente das CUFA, (Central Única das Favelas), Preto Zezé, disse ao ‘Uol’ que o comentário foi uma discriminação típica do que acontece no Brasil, que vem disfarçada de brincadeira:
“É o típico perfil do tipo de discriminação que ocorre no Brasil, que é aquela que ocorre naturalizada em forma de brincadeira. Sem falar também que, se você olhar as qualificações que ela [Renata] colocou, é outro perfil, inclusive. Metade dos universitários, inclusive, vêm de escola pública, vêm da favela. Como o Corinthians é caracterizado como time da favela, como é o Flamengo, recai o racismo, recai o preconceito, recai a discriminação sobre as pessoas de lá. Fica bem claro na fala dela. Na verdade, [ela estava] associando a favela, que é a característica do Corinthians, a não instrução, ao analfabetismo, a gente de segunda classe. É típico do Brasil isso aí. E depois diz que foi brincadeira. Brincadeira porque a pessoa não é o motivo da piada” – declarou Preto Zezé.
Renata Fan pediu desculpas no dia seguinte, durante o programa Jogo Aberto, na Band. A apresentadora disse que não queria ofender ninguém e que infelizmente seu comentário foi mal compreendido, pois ela se referia ao comportamento da torcida dentro do estádio:
“Nunca quis falar de classe social, de diferenciação. Sabe por quê? Quando você entra no estádio você não tem idade, você não tem sexo masculino ou feminino, você não tem profissão. No estádio, torcedor é igual. Nem sempre as pessoas interpretam o que é dito da maneira como gostaríamos. Tenho humildade suficiente para pedir desculpas. Nunca quis falar de classe social. Se alguém se ofendeu, peço desculpas.” – declarou a apresentadora.
Torcedores do Corinthians “não engolem” pedido de desculpas de Renata Fan: “Culpou o público” https://t.co/q0fyxzN83Q pic.twitter.com/tEpPm20CSu
— Torcedores.com (@Torcedorescom) October 21, 2022

