Antes de mais nada, o Jeonbuk Motors, da Coreia do Sul, desistiu neste domingo (23) da contratação do atacante Rafa Silva. Isto porque, jogador, de 30 anos, se recupera de uma cirurgia no joelho direito e, por isso, deverá seguir no Cruzeiro.
O Torcedores.com apurou que Rafa Silva tinha conversas avançadas com o clube asiático. No entanto, os coreanos decidiram encerrar as tratativas depois que o centroavante foi diagnosticado com uma grave lesão no tendão do joelho direito.
Rafa Silva vem, desde então, sendo acompanhado por funcionários do Departamento de Saúde e Performance do Cruzeiro. Apesar do departamento médico não divulgar o tempo de recuperação, o jogador deve ficar inativo pelo período de três meses.
A temporada de Rafa Silva
Jogos: 18
Titular: 6
Reserva utilizado: 12
Gols: 6
Assistências: 3
Minutos em campo: 586
Como o atacante só deve retornar aos treinos no começo do ano que vem, o prazo foi considerado longo pelos representantes do Jeonbuk Motors, que desejavam reforçar seu elenco para a disputa do Campeonato Coreano de 2023.
Ainda segundo apurou a reportagem, Rafa Silva era aguardado na cidade de Jeonju no começo de janeiro para realizar exames médicos e testes físicos. Somente após superar a parte clínica que o atleta assinaria contrato de duas temporadas com o Jeonbuk Motors.
Jogos pelo Cruzeiro em 2022
Série B do Campeonato Brasileiro: 16
Copa do Brasil: 2
O centroavante vinha atuando normalmente na Série B do Campeonato Brasileiro pelo Cruzeiro e ele estaria apto a jogar pela equipe da Coreia do Sul. Mas, como foi constatada a lesão a negociação foi considerada de “alto risco” pelo de departamento médico clube.
A última partida de Rafa Silva foi na derrota do Cruzeiro por 3 a 1 para o Sport Recife, no último dia 9, quando atuou apenas 32 minutos. Posteriormente, o camisa 17 desfalcou o time contra Vila Nova e Guarani.
A carreira
2009 – 2010: Corinthians
2011 – 2013: Coritiba
2013 – 2015: FC Lugano
2015 – 2016: Albirex Niigata
2017: Urawa Reds Diamonds
2018 – 2021: Wuhan FC
2022: Cruzeiro
Rafa Silva é o vice-artilheiro do Cruzeiro em 2022. Com 6 gols marcados em 18 jogos, ele tem 16 a menos que o líder Edu. O atacante tem contrato até o fim da atual temporada e, agora, aguarda a diretoria celeste para ampliar o vinculo até o fim da sua recuperação.
” Antes de se machucar, o Cruzeiro disse que tinha interesse. Depois que machucou, ainda não procurou. Tem intenção (de continuar). A gente está esperando proposta”, o empresário de Rafa Silva, Marco Fialdini, ao site “Super Esportes”.
A Justiça do Trabalho determina que o contrato de um atleta machucado seja automaticamente renovado até que o jogador reúna condições de exercer a profissão. Portanto, Rafa Silva deve seguir na Toca da Raposa II até o começo de 2023.

