Antes de mais nada, o volante Fernando Canesin vai deixar o Cruzeiro após o fim da Série B do Campeonato Brasileiro. O jogador foi comunicado, inclusive, que não terá o contrato renovado pelo clube. O vínculo expira no dia 31 de dezembro.
O Torcedores.com apurou que Fernando Canesin nunca escondeu de ninguém o desejo de renovar seu contrato com o Cruzeiro. Mas o jogador perdeu as esperanças de seguir no clube após perder o status de titular.
Nas últimas dez partidas do Cruzeiro na Série B do Campeonato Brasileiro, por exemplo, o meio-campista foi utilizado apenas três vezes pelo treinador uruguaio. Nas três oportunidades saiu do banco de reservas. Nesse meio tempo, totalizou apenas 213 minutos em campo.
A temporada de Fernando Canesin
Jogos: 23
Titular: 15
Reserva utilizado: 8
Gols marcados: 0
Assistências: 2
Minutos em campo: 1278
Faltando duas rodadas para o fim da competição, o jogador já conhece seu futuro e, nesse momento, é pouco provável que o panorama mude. Afinal, a diretoria celeste está mapeando o mercado da bola em busca de jogadores para preencher a lacuna que será deixada por ele.
Ainda segundo apurou a reportagem, Ronaldo Nazário, dono da Sociedade Anônima do Futebol do Cruzeiro, aguarda o encerramento da temporada para tomar as decisões finais sobre quem fica e sai da Raposa.
Fernando Canesin é um dos jogadores mais queridos do atual elenco do Cruzeiro. Além disso, foi sinônimo de segurança e liderança dentro e fora de campo no começo da temporada. O jogador, porém, caiu de produção e perdeu a condição de titular.
Jogos pelo Cruzeiro em 2022
Série B do Campeonato Brasileiro: 11
Copa do Brasil 4
Campeonato Mineiro: 8
Em fevereiro, Fernando Canesin foi contratado pelo Cruzeiro. O jogador, de 29 anos, estava sem clube desde o fim de 2021, quando deixou o Athletico Paranaense. Ele chegou a Raposa porque tinha o perfil buscado pela diretoria: experiência e baixo custo.
Nascido em Ribeirão Preto, ele é cria do Olé Brasil, clube empresa do interior de São Paulo, de onde saiu para atuar na Europa. Ao todo, foram dez temporadas na Bélgica. Nesse ínterim, defendeu o Anderlecht e o Oostende.
Em 2020, o meio-campista retornou ao futebol brasileiro para defender o Athletico Paranaense. Pela equipe rubro-negra, conquistou a Copa Sul-Americana de 2021 e o Campeonato Paranaense de 2020.

