Na tarde desta terça (11/10), Borussia Dortmund e Sevilla se enfrentaram no Signal Iduna Park em partida válida pela quarta rodada do grupo G da UEFA Champions League. Apesar de viverem momentos diferentes e do favoritismo dos alemães, os times tiveram dificuldades para criar jogadas de efeito e apenas empataram por 1 a 1.
O último confronto dos dois clube foi no último dia 05, na Espanha, e o Dortmund se aproveitou da fragilidade de um Sevilla em crise e venceu por 4 a 1. O histórico de partidas dos times é curto e balanceado: antes da partida de hoje haviam sido cinco jogos, com duas vitórias para os alemães, dois empates e uma vitória para o Sevilla.
A partida foi extremamente equilibrada e os dois lados tiveram números muito parecidos, com a posse de bola dividida em 52% – 48% para o Dortmund e com os espanhóis tendo um ligeiro número de finalizações superior: nove (sendo duas no alvo) contra sete (sendo três no alvo).
Sevilla melhor e Borussia ineficaz
A atuação inicial dos dois times foi bastante estudada, com ambos explorando os pontos fracos dos seus oponentes e focando seus ataques pelo lado direito. O Sevilla, a exemplo do que fez o Bayern no Der Klassiker disputado na última rodada da Bundesliga, também arriscou uma vez de longe com Ivan Rakitic.
Aos 15’, o Sevilla engatou uma boa sequência de pressão com uma jogada iniciada pela lateral direita do Dortmund. O lance acabou com uma falta de Modeste em cima do zagueiro Marcão, e na cobrança, Rakitic cruzou e Nianzou cabeceou para abrir o placar: 1 a 0.
Pouco depois, aos 23’, o Borussia teve uma grande chance de empatar após Marcão cometer um erro e perder a bola para Adeyemi perto da grande área do time do Sevilla. Porém, o meia aurinegro falhou ao dar sequência na jogada e cruzou nas mãos do goleiro Bono.
Aos trinta minutos, o jogo era muito equilibrado, com Sevilla e Dortmund dividindo com igualdade a posse de bola. No quesito finalizações, os alemães deixavam a desejar, mas bastou apenas uma chance para que o empate viesse. Aos 34’, Thomas Meunier entrou na área pela direita e cruzou. A bola encontrou Jude Bellingham pelo meio, que finalizou de forma meio desajeitada e marcou. 1 a 1. Foi o quarto gol do inglês na temporada da Champions.
Ao final do primeiro tempo, a posse de bola ficou dividida (47% / 53%), mas o Sevilla foi melhor, levando mais perigo com cinco chutes ao gol. Já o Dortmund teve dificuldades e não foi muito eficaz, conseguindo chutar apenas duas vezes durante todo o período.
Borussia finaliza mais, mas equilíbrio impera
Nos quinze minutos iniciais do segundo tempo o Dortmund foi superior. Apesar da posse de bola ainda bastante parelha, os alemães finalizaram mais do que durante todo o primeiro tempo (três vezes, sendo uma no alvo), mas seguiu demonstrando ineficiência e não levou perigo ao time do Sevilla.
Aos 66′ veio a primeira boa chance do segundo tempo, quando o time rojiblanco quase marcou com Erik Lamela após cobrança de escanteio. A bola apenas não entrou porque o bom goleiro suíço Gregor Kobel, que retornou de lesão, fechou o gol e operou um verdadeiro milagre.
O Borussia Dortmund ainda criaria uma jogada de perigo aos 91′, quando Gio Reyna avançou pela direita da grande área e cruzou rasteiro. A bola rolou livre em frente ao gol, mas ninguém chegou para empurra-la para dentro e o lance acabou desperdiçado. Nos minutos finais, os espanhóis ainda contaram com certa catimba para gastar tempo e garantir o empate no placar.
Com os resultados de hoje (mais cedo, o Manchester City empatou com o Copenhagen por 0 a 0 ), o Borussia Dortmund segue na segunda colocação e o Sevilla em terceiro, superando os dinamarqueses no saldo de gols.
Os times entrarão em campo pela Champions League novamente ainda no mês de Outubro (25): o Borussia receberá o Manchester City em sua casa em uma briga direta pela liderança do grupo e o Sevilla receberá o Copenhagen em uma partida que poderá ser decisiva na configuração final do grupo.
O destaque
O grande nome da partida foi o zagueiro Mats Hummels, do Borussia Dortmund. Com uma sólida atuação, o capitão interino frustrou treze jogadas do Sevilla, ganhou todas as divididas pelo alto que disputou e ainda mostrou grande segurança em seus passes, com 91% de aproveitamento.
Ficha técnica
Borussia Dortmund – Sevilla
Data: 11/10/2022, 16:00
Estádio: Signal Iduna Park
Gols: 18’ – T. Nianzou (SEV), 35’ – Jude Bellingham (BVB),
Substituições – BVB: 45′ – Guerreiro (Rothe), 63′ – Moukoko (Modeste), 72′ – Hazard (Adeyemi) e Reyna (Malen), 84′ – Schlotterbeck (Meunier).
Substituições – SEV: 59′ – Januzaj (Suso) e Isco (En-Nesyri), 71′ – Acuña (Telles), 90′ – Montiel (Navas) e Jordan (Marcão)
Borussia Dortmund (4-2-3-1): Kobel – Meunier, Süle, Hummels (c), Rothe – Özcan, Bellingham – Adeyemi, Malen, Brandt – Modeste.
Sevilla (3-4-3): Bounou – Marcão, Nianzou, Carmona – Acuña Gudelj, Raktic, Jesús Navas (c) – Lamela, En-Nesyri, Suso

