Home Futebol Dunga se compara a Barbosa na Copa do Mundo de 1950: “Tive a segunda oportunidade em 1994”

Dunga se compara a Barbosa na Copa do Mundo de 1950: “Tive a segunda oportunidade em 1994”

Capitão do Tetra lembrou de quando simbolizou a derrota no Mundial de 1990 e destacou a nova chance que conseguiu

Marco Maciel
Sou jornalista, formado pela PUCRS em 2007. Trabalhei na web rádio Voz do Futebol. Também fui redator e assessor de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade). Edito o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004. No canal do YouTube do portal (@sambariosite), entrevistamos mais de uma centena de personalidades do samba e do carnaval nos tempos da pandemia. Entrei no time do Torcedores.com em maio de 2022 e escrevo para o site NasPistas.com desde maio de 2023.

Dunga vai sempre carregar a mágoa de ter sido eleito o bode expiatório da derrota para a Argentina na Copa do Mundo de 1990. Afinal, o estilo da seleção de Sebastião Lazaroni no Mundial da Itália estava muito aquém do futebol-arte pregado por Telê Santana. E o futuro capitão do Tetra, mais adepto a um jogo concentrado na força e na marcação, foi o escolhido para batizar o novo período de um futebol menos vistoso para a imprensa: a Era Dunga.

PUBLICIDADE

No podcast La Bobacast, comandado por Andrés D’Alessandro no canal oficial da Conmebol Libertadores no YouTube, Dunga desabafou com o ex-jogador argentino. No Beira-Rio, onde a dupla se reuniu para a gravação do programa, o ex-camisa 8 fez a comparação com um antigo ídolo do futebol brasileiro, igualmente execrado pela opinião pública logo após uma derrota em Copa do Mundo.

“Eu fui do inferno ao céu. Em 1990, quando o Brasil perdeu, foi colocada toda a culpa em cima do meu nome. Só tiveram dois jogadores no mundo que foram massificados. Que foi Barbosa em 1950, e infelizmente não teve a segunda oportunidade. Eu em 1990, tive a segunda oportunidade em 1994”, declarou Dunga, que falou da sensação em defender o seu país em um Mundial.

PUBLICIDADE

“Dá vontade de chorar”, disse Dunga, sobre defender o Brasil numa Copa do Mundo

“Quando tu tá entrando no campo, em fileira ali, e que toca o hino do teu país. Tu começa a pensar lá na tua infância, o que tu seria ser, queria jogar. Teus ídolos. Tu via a Copa do Mundo e queria participar duma Copa do Mundo. E tu tá participando, representando o teu país. Então dá vontade de chorar”, descreveu o capitão do Tetra.

Dunga, que jogou três Copas do Mundo (1990, 94 e 98), ainda complementou: “Tu vê quantos gostariam de estar no nosso lugar. Imagina, o Brasil tem 220 milhões de pessoas e tu é uma daquelas pessoas que tá ali naquele momento”, se emocionou o ex-jogador da seleção brasileira, na entrevista comandada pelo eterno ídolo colorado D’Alessandro.

A Copa do Mundo 2022 começará no mês que vem, em 20 de novembro, na partida entre Catar e Equador. O Brasil estreará quatro dias depois, contra a Sérvia.