Home Mercado da Bola Candidato à presidência promete Alberto Valentim e campeão do mundo com a França caso assuma o Emelec

Candidato à presidência promete Alberto Valentim e campeão do mundo com a França caso assuma o Emelec

Comandado por Aimé Jacquet, David Trezeguet integrou o grupo da França que derrotou o Brasil e conquistou a Copa do Mundo de 1998

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Desempregado desde que deixou o comando do CSA, em agosto, Alberto Valentim poderá ter a chance de comandar um clube estrangeiro pela segunda vez na carreira. O treinador trabalhou fora do país, quando teve breve passagem pelo Pyramds FC, do Egito, em 2018.

PUBLICIDADE

O Torcedores.com apurou que José Auad Valdez, candidato à presidência do Emelec, do Equador, tem um acordo verbal com Alberto Valentim. Caso vença as eleições do clube no dia 1º de novembro, o empresário deve anunciar o brasileiro.

Pepe Auad, que concorre com José Pillegi e Carlos Luís Torres, abriu conversas com Alberto Valentim nos últimos dias após o nome ser sugerido por um empresário com grande entrada no mercado da bola equatoriano.

PUBLICIDADE

“Estou trazendo um campeão da Copa Sul-Americana. O Alberto Valentim é a melhor opção para comandar o nosso projeto de internacionalização do clube. Queremos colocar o Emelec em outro patamar na América do Sul. Por isso, iremos decidimos trazê-lo”, disse em entrevista coletiva nesta quinta-feira.

Clubes treinados por Alberto Valentim

CSA

Athletico Paranaense

Cuiabá

PUBLICIDADE

Avaí

Vasco

Pyramds FC

Botafogo

PUBLICIDADE

Palmeiras

Red Bull Brasil

Alberto Valetim, que soma passagens por Athletico Paranaense, Botafogo, Palmeiras e Vasco, pediu, inicialmente, um tempo para pensar devido à responsabilidade muito grande de assumir o compromisso de comandar uma equipe como o Emelec.

Tanto Alberto Valentim como Pepe Auad esperaram o término da negociação com um clube do Oriente Médio para, enfim, selar o compromisso em caso de vitória nas eleições do empresário do ramo da construção civil.

PUBLICIDADE

“Venho aqui para trabalhar com muita responsabilidade, trabalhar duro, para que o Emelec consiga títulos importantes no Equador e na América. Quero contar com jogadores com mentalidade vencedora, que querem sempre vencer, independentemente da sua posição”, disse o treinador.

Foi com o Athletico Paranaense, que decide enfrenta o Flamengo na final da Copa Libertadores da América, que Alberto Valentim alcançou sua maior conquista como treinador, quando em 2021 conquistou a Copa Sul-Americana ao vencer o Red Bull Bragantino por 1 a 0.

Títulos de Alberto Valentim

2021: Copa Sul-Americana

2021: Campeonato Mato-Grossense

PUBLICIDADE

2018: Campeonato Carioca

Campeão mundial com a França também está fechado

Além de Alberto Valetim, Pep Auad promete reestruturar o departamento de futebol do Emelec. Desde janeiro, o candidato tem um acordo verbal com uma grande estrela internacional para ajudar na gestão do clube: David Trezeguet.

O franco-argentino, de 45 anos, apresentou seu projeto para ser o homem-forte do futebol do clube equatoriano. Multicampeão com Juventus e Monaco, o ex-atacante terá a missão de atrair jogadores de reputação internacional para o Emelec.

“O Emelec é um clube histórico, um clube com muitas ambições, com um presente e um futuro que serão vistos com muita determinação. Pep Auad tem planos ambiciosos que estão alinhados com o que penso sobre futebol”, disse em entrevista concedida em janeiro.

PUBLICIDADE

Atualmente, David Trezeguet é Diretor de Relações Institucionais da Juventus. Ele assumiu a pasta em junho de 2021, quando foi convidado para representar o presidente Andrea Agnelli em eventos oficiais do clube italiano.

Apesar da segurança no cargo, ele tem o desejo de exercer um papel mais próximo da gestão do elenco. Vale lembrar que David Trezeguet foi um dos astros da França que derrotou o Brasil na final da Copa do Mundo em 1998.