A Federação Internacional de Futebol (FIFA) encaminhou 1,2 milhões de dólares para a Federação Angola de Futebol. Este valor, tem como objetivo contribuir para que os filiados contribuam com o desenvolvimento do futebol após ter sido minado por conta dos efeitos da pandemia.
Auxílio da FIFA
A FIFA disponibilizou ontem (22) um apoio de aproximadamente meio milhão de euros à Federação Angolana de Futebol (FAF) para apoiar aqueles clubes e associações de esportes no país que precisam de apoio para se reerguerem após a pandemia.
Este montante é a última leva de apoio financeiro para os clubes angolanos relacionados ao incentivo após a pandemia da Covid-19. A FAF estabeleceu através de um comunicado que as verbas serão apenas para clubes e associações que apresentem adequadamente os relatórios de transparência que mostre o uso da primeira leva que foi distribuída em 2020.
Além disso, a contribuição da FIFA tem como objetivo eliminar os valores que ficaram pendentes e prejudicados por conta da pandemia da Covid-19. A FAF diz em comunicado que será distribuído a partir de clubes com gastos avaliados de aproximadamente 260 mil euros.
Situação do futebol angolano
Atualmente, a FIFA já distribuiu uma das levas com o objetivo de incentivar a modalidade que se viu prejudicada por conta da pandemia. Inclusive para contribuir com o desenvolvimento de futebol feminino no país africano.
A situação complicada no futebol de Angola também é complexa, já que recentemente, o técnico Manuel Vela do Sporting de Cabinda informou que há 11 meses o time não recebe salários. Desta forma, os jogadores de futebol não tem suas remunerações honradas adequadamente, mesmo se encontrando na segunda colocação do Girabola, campeonato angolano.

