Sábado (29) é dia de Flamengo x Athletico, a decisão da Libertadores de 2022. No Athletico, a conquista desse título será especial para Fernandinho, jogador que retornou ao primeiro clube após vitoriosa passagem na Europa. Porém, nem mesmo quando atuou em times europeus, o volante conseguiu ser campeão continental.
Além do Athletico, Fernandinho jogou pelo Shakhtar Donetsk, onde ganhou treze títulos. Depois, foi para o Manchester City, onde ganhou mais treze, incluindo cinco Premier League. Mesmo com diversas conquistas na carreira, nenhuma delas foi pela principal competição entre clubes do continente.
Fernandinho até ganhou um torneio continental, mas foi a Liga Europa, quando fazia parte do elenco do Shakhtar. Apesar de ser um título importante, não é a principal competição continental do Velho Continente. Na decisão contra o Flamengo, o volante pode mudar essa marca.
Flamengo x Athletico pode fazer Fernandinho ser campeão continental após dois vices
O veterano chegou bem perto dessa conquista em duas oportunidades. Na primeira delas, o então jovem Fernandinho ainda estava no Athletico. O clube paranaense foi para a final da Libertadores contra o São Paulo, em 2005, mas acabou derrotado. A decisão era disputada em duas partidas e em ambas o Tricolor levou a melhor – 1 a 0 na ida e 4 a 1 na volta.
A segunda oportunidade do volante foi depois de um longo período da carreira, quando estava no Manchester City. Pela Champions League 2020/21, enfrentou o Chelsea na final, mas acabou derrotado por 1 a 0 e viu o sonho escapar novamente.
Neste sábado (29), Fernandinho tem a terceira oportunidade, no jogo Flamengo x Athletico, às 17 horas, no estadio Monumental, em Guayaquil. Assim como o volante, o Furacão busca seu primeiro título da principal competição continental da América do Sul. Já o Mengão, quer conquistar sua terceira taça da Libertadores.

