Home Automobilismo Fórmula 1 errou ao dar título para Max Verstappen, avalia chefe da Red Bull

Fórmula 1 errou ao dar título para Max Verstappen, avalia chefe da Red Bull

O holandês Max Verstappen conquistou o segundo título de F1 após vencer o Grande Prêmio do Japão, em Suzuka

Octávio Almeida Jr
Jornalista graduado pela Universidade da Amazônia (UNAMA), 31 anos. Repórter de campo pela Rádio Unama FM em duas finais de Campeonato Paraense (anos 2016 e 2017). Repórter no site Torcedores.com desde 2018.

Max Verstappen se tornou bicampeão da Fórmula 1 (F1) após vencer o Grande Prêmio do Japão, realizado em Suzuka, durante a madrugada brasileira deste domingo (9). O título, entretanto, foi conquistado em meio a dúvidas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Isso porque a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) criou um novo sistema de pontuação para a temporada 2022.

Os pilotos conquistariam menos pontos dependendo do total de distância que conseguiriam percorrer dentro do limite de tempo permitido em cada prova.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Como choveu muito, o GP do Japão iniciou com duas horas de atraso e os pilotos não puderam completar todas as voltas previstas.

No entanto, a FIA surpreendeu as equipes e interpretou as regras de forma diferente. Os pilotos somente ganhariam menos pontos se a corrida fosse suspensa. Isso não correu.

De acordo com o chefe da Red Bull Racing, Christian Horner, a entidade errou ao considerar Max Verstappen campeão.

PUBLICIDADE

“Acho que é um erro que não foi incluído após os problemas no GP da Bélgica, no ano passado, que os regulamentos obviamente não foram limpos”, avaliou.

PUBLICIDADE

“Tínhamos a forte impressão de que apenas com 75% da corrida, todos os pontos seriam marcados. Então sentimos que ficaríamos com um ponto a menos”, acrescentou Horner.

Para ser bicampeão, Max Verstappen contou com uma ajuda direta do companheiro de equipe, Sergio Pérez.

O mexicano pressionou Charles Leclerc pouco antes do encerramento. O piloto da Ferrari saiu da pista e foi punido em cinco segundos.

A punição inverteu as posições entre eles. Pérez foi considerado o segundo colocado. E Leclerc, o terceiro.

PUBLICIDADE

“A jogada de Pérez em Leclerc rendeu a Max Verstappen o campeonato. Então, você pode ver a surpresa dele, a surpresa do time. Que surpresa maravilhosa”, concluiu Horner.

Max Verstappen brinca com título da Fórmula 1

O holandês também falou com a imprensa após a conquista. Na visão do piloto, o resultado final foi inesperado.

“Eu não tinha ideia do que eles iriam decidir com os pontos. Quando fiz minha entrevista pós-corrida, de repente os mecânicos começaram a aplaudir e eu não sabia direito o que estava acontecendo”, declarou.

“Não me importo que tenha sido um pouco confuso. Na verdade, acho muito engraçado porque, no final das contas, não vai mudar o resultado”, completou Max Verstappen.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
Better Collective