Home Automobilismo Fórmula 1: entenda como o GP do Vietnã ficou “esquecido”

Fórmula 1: entenda como o GP do Vietnã ficou “esquecido”

O Vietnã viva a expectativa de ter uma das provas da Fórmula 1 realizadas no país

Rubens Melo
Jornalista Esportivo colaborador do Torcedores.com. Paraibano, 26 anos. Apreciador de futebol - seja ele bem ou mal jogado, jogos eletrônicos e vários outros esportes.

A Fórmula 1 é popular por fazer provas por todo o mundo. Um dos eventos seria o GP de Vietnã, que estava previsto para receber uma das provas em 2020. No entanto, a corrida não aconteceu por conta da pandemia do Covid-19 e, após isso, o circuito de Hanói, capital vietnamita, encontra-se praticamente abandonado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Atualmente, o local é utilizado apenas por alguns ciclistas que aproveitam o espaço para pedalar tranquilamente longe do trânsito. Mas as arquibancadas já fora retiradas e a vegetação local já cresce em volta de todo o circuito. Além disso, também há acumulo de lixo por todo o local.

O Vietnã firmou um acordo com a Fórmula 1 em 2018, que perduraria por dez anos e teria um custo anual de 60 milhões de euros. O objetivo era de promover o país e melhorar a situação econômica levando em conta a visibilidade que o evento traria.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Em 2021 até acreditava-se que o Vietnã estaria no calendário da Fórmula 1, mas o principal entusiasta do projeto, o ex-prefeito de Hanói, Nguyen Duc Chung, foi preso e foi condenado a uma pena de dez anos por corrupção. Já a imprensa estatal vietnamita, afirmou em junho de 2021 que o país não deve receber provas entre 2022 e 2029.

Max Verstappen campeão da Fórmula 1

O holandês Max Verstappen já garantiu o título da Fórmula 1 nesta temporada. O piloto da Red Bull venceu o GP do Japão no último fim de semana e chegou aos 366 pontos, 113 a mais que o atual vice-líder, o mexicano Sérgio Perez, seu companheiro de escuderia, e na terceira colocação vem o piloto monegasco da Ferrari, Charles Leclerc.

Já pelo Mundial de construtores, a Red Bull conquistou uma grande vantagem em relação aos seus adversários ao somar 619 pontos, com 14 vitórias. Em segundo lugar está a Ferrari com 454 e fechando o pódio está a Mercedes, com 387.

PUBLICIDADE

Ainda restam mais quatro GPs até o término da temporada da Fórmula 1 2022: Estados Unidos, México, Brasil e Abu Dhabi.

PUBLICIDADE
Better Collective