A Fórmula 1 vai agitar o mercado de pilotos no próximo fim de semana. Isso porque a categoria terá cinco pilotos novatos, na primeira sessão de treino livre para o Grande Prêmio de Austin, nos Estados Unidos.
De acordo com o site Motorsport, o dado estatístico é um recorde na história do torneio. Ferrari, Haas, Williams, Alfa Romeo e McLaren são as escuderias que vão dar chance para novos pilotos.
O evento esportivo está marcado para ocorrer nesta sexta-feira (21), a partir das 16h.
Veja quais pilotos novatos que vão ter chances na Fórmula 1:
- Robert Shwartzmann (Ferrari)
O russo é o reserva imediato de Charles Leclerc e Carlos Sainz na equipe de Maranello.
O piloto foi contratado após ganhar um título de Fórmula 3 e ser vice-campeão na Fórmula 2.
O anúncio da estreia de Robert Shwartzman mexeu com a web. Alguns internautas protestaram e invadiram o perfil oficial da Ferrari destacando que ele não merecia uma chance na Fórmula 1 por conta da guerra entre Rússia e Ucrânia.
- Logan Sargeant (Williams)
O americano vai competir em casa. Logan Sargeant faz parte da academia de pilotos da Williams e foi um dos integrantes do grid da Fórmula 2 neste ano.
Esta vai ser a primeira participação dele na Fórmula 1. A estreia poderia ter ocorrido no GP de Itália, quando Alexander Albon contraiu uma apendicite e não reuniu condições para competir.
No entanto, a empresa britânica optou pelo empréstimo de Nyck de Vries, atual piloto reserva de Lewis Hamilton e George Russell, na Marcedes.
- Alex Palou (McLaren)
O competidor já mostrou alto nível em outras categorias do automobilismo. Alex Palou foi campeão da Fórmula Indy, na temporada 2021.
- Theo Pourchaire (Alfa Romeo)
O francês disputou o título da Fórmula 2 neste ano, mas não foi páreo contra o brasileiro Felipe Drugovich (recém-contratado pela Aston Martin).
- Antônio Giovinazzi (Haas)
O italiano não precisa, necessariamente, ser considerado um piloto novato. Ele pertence à Ferrari, mas foi emprestado para a Haas após um acordo entre as equipes.
Giovinazzi já participou de um treino livre em Monza e agora vai desfilar no Circuito das Américas.
O piloto vai tentar mostrar serviço e convencer o chefe da Haas, Guenther Steiner, de que tem condições para ser um dos titulares do grid na temporada 2023 da Fórmula 1.
Por ora, a Haas tem apenas um piloto garantido: o dinamarquês Kevin Magnussen. A outra vaga segue livre.
Mick Schumacher está em fim de contrato e especula-se que Nico Hulkenberg e Daniel Ricciardo são fortes concorrentes para ocupa-la.

