Home Futebol Futuro de jogadores no São Paulo depende de vaga na Libertadores 2023; entenda

Futuro de jogadores no São Paulo depende de vaga na Libertadores 2023; entenda

Possível vaga na competição sul-americano pode determinar permanência ou não de jogadores no Tricolor para próxima temporada

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

A derrota na final da Copa Sul-Americana para o Independiente Del Valle, no último final de semana, deixa o São Paulo apenas com o Brasileirão Série A para poder conseguir algo de importante para a próxima temporada. A possibilidade de se classificar para a Libertadores existe e ela poderá também determinar o futuro de uma boa parte do elenco.

PUBLICIDADE

De acordo com o GE, um ‘desmanche’ poderá acontecer no Tricolor ao final da temporada 2022, principalmente se o time ficar de fora da principal competição sul-americana. Nos planos da diretoria são-paulina, se a classificação não vier através do Brasileirão Série A, muitos jogadores deverão não ficar no Morumbi para o próximo ano.

Os que mais seriam afetados são atletas de custo salarial alto e que estão com o contrato a vencer ao final do ano. Eder, Miranda, Andrés Colorado, Reinaldo e Rafinha seriam alguns dos ‘ameaçados’ de não ficar no São Paulo caos o time fique de fora da Libertadores. Todos eles se enquadrariam nos dois quesitos citados: contratos perto do fim e que tem alto custo salarial.

PUBLICIDADE

Marcos Guilherme também pode deixar o time ao final do ano, apesar de não ser um dos maiores salários do elenco. No caso do atacante, isto tem mais a ver com o final do vínculo estar próximo e deste não ter a performance desejada desde sua chegada, não sendo titular do time de Rogério Ceni. Outra situação que também pode sofrer influências é a de Gabriel Neves, que negocia sua permanência em definitivo.

Para que o volante fique, o Tricolor terá de pagar US$ 1,7 milhão (cerca de R$ 8,3 milhões) ao jogador e seus agentes na forma de ‘luvas’, parceladamente. Se não houver a classificação para a competição na qual o clube se consagrou como campeão três vezes, tal negociação poderá sofrer alterações ou não vir mais a acontecer.

Vivendo problemas financeiros, o São Paulo pretende apontar para uma possível redução da folha salarial para 2023, algo que poderá ser mais intensificado se o Tricolor não conseguir a vaga para próxima edição da Libertadores.

Situação são-paulina

PUBLICIDADE

O São Paulo é atualmente o 13º lugar na classificação do Brasileirão, com 37 pontos. São dez do sexto colocado Athletico Paranaense, mas a chance do G-6 virar G-8 por conta das finais da Libertadores e da Copa do Brasil (que envolvem Athletico, Flamengo e Corinthians, os três entre os seis primeiros) poderia abrir uma esperança maior da classificação acontecer. Hoje, o Tricolor tem cinco pontos do oitavo colocado, o América-MG, que é justamente o próximo rival são-paulino na Série A, nesta quinta-feira (6).