Antes de mais nada, o futuro do técnico Márcio Fernandes como técnico do Paysandu será decidido após a participação na Copa Verde. A estreia será no fim de outubro contra o vencedor do confronto entre Humaitá e Náutico-RR, dia 25.
O Torcedores.com apurou que a eliminação precoce na Série C do Campeonato Brasileiro não mudou a situação do técnico na Curuzu. Márcio Fernandes chegou em dezembro do ano passado e teve o contrato ampliado com o Paysandu até o fim da atual temporada.
Em 11 meses no cargo, o treinador viu o time ser eliminado na Série C do Brasileirão, na Copa do Brasil e no Campeonato Paraense. Apesar disso, o presidente Maurício Ettinger bancou sua permanência no clube paraense.
Márcio Fernandes no comando Paysandu em 2022
Jogos: 41
Vitórias: 21
Empates: 9
Derrotas: 11
Gols marcados: 65
Gols sofridos: 41
Títulos: 0
Atualmente, o dirigente bicolor foi cobrado por pessoas próximas para promover mudanças no departamento de futebol e isso incluía uma possível demissão de Mário Fernandes. Apesar disso, Maurício Ettinger decidiu seguir apostando no trabalho do treinador.
Ainda segundo apurou a reportagem, Márcio Fernandes tem um “contrato de gaveta” para ficar no Paysandu em 2023. No entanto, sua renovação depende da conquista da Copa Verde e também do futuro político do clube.
O acordo só será válido se Maurício Ettinger, atual presidente e candidato nas próximas eleições, foi reeleito para mais um mandato. Caso o mandatário seja derrotado nas urnas, o técnico terá de negociar sua permanência com a nova gestão.
Desempenho do Paysandu em 2022
Série C do Campeonato Brasileiro: 25 J, 10 V, 7 E e 8 D
Copa do Brasil: 2 J, 1 V, 0 E e 1 D
Campeonato Paraense: 14 J, 10 V, 2 E e 2 D
Tudo, porém, caminha para que Márcio Fernandes comande o Paysandu em 2023. Apesar de não ter conseguido o acesso para a Série B, o treinador tem o domínio do vestiário, é respeitado por funcionários e tem bom relacionamento com dirigentes bicolores.
Apesar de ter recebido sondagens de equipes de São Paulo, Márcio Fernandes deseja seguir no clube paraense a fim de começar um trabalho do zero. Afinal, ele já começou a mapear o mercado em busca de reforços para reforçar o elenco do Papão em 2023.

