Home Futebol Grêmio hoje: saiba quem é o único remanescente da Batalha dos Aflitos

Grêmio hoje: saiba quem é o único remanescente da Batalha dos Aflitos

Tricolor Gaúcho pode obter mais um acesso para o Brasileirão Série A no estádio do Náutico, assim como em 2005

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e escreveu para o portal de automobilismo Nas Pistas em 2023 e 2024.

Os torcedores do Grêmio ficarão de olho na rodada deste sábado (22). Assim, os três jogos que interessam ao Tricolor Gaúcho começarão às 16h30 (horário de Brasília). Dessa forma, Sport, Sampaio Corrêa e Criciúma não poderão vencer fora de casa, respectivamente, Londrina, Ituano e Vasco. Se nenhum dos três visitantes ganhar, bastará uma vitória do Grêmio sobre o já rebaixado Náutico amanhã (23), às 16h (horário de Brasília) nos Aflitos, para o acesso matemático ser confirmado já na 36ª rodada do Brasileirão Série B.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Quase 17 anos depois daquele inesquecível 26 de novembro de 2005, um jogador em especial poderá reviver um retorno à elite nos Aflitos. Trata-se de Lucas Leiva. Então em sua primeira temporada como atleta profissional, o volante com apenas 18 anos foi um dos sete homens a terminar a histórica partida diante de um Náutico com grande vantagem numérica. Na ocasião, substituiu o atacante Ricardinho no intervalo. Portanto, atuou durante todo o conturbado segundo tempo do célebre jogo.

Lucas Leiva foi titular pela primeira vez pelo Grêmio contra o mesmo Náutico

A estreia de Lucas Leiva havia ocorrido um mês antes, na derrota no Olímpico para o Santo André por 2 a 0 em 14 de outubro de 2005. Mas já na partida seguinte também no velho casarão do Grêmio, no dia 22 daquele mês, o meio-campista seria titular pela primeira vez. Vitória tricolor por 1 a 0. O adversário? O Náutico.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Com técnica e personalidade, o jovem volante conquistaria a titularidade do Grêmio no ano seguinte. Inclusive, seria eleito Bola de Ouro do Brasileirão Série A de 2006 pela revista Placar. Logo após a derrota para o Boca Juniors na decisão da Libertadores de 2007, se transferiu para o Liverpool, onde permaneceu 10 anos. Depois, foram mais cinco temporadas na Lazio, antes de acertar o retorno ao Tricolor Gaúcho no último mês de junho.

https://www.youtube.com/watch?v=b_SzgKGTceE

Portanto, Lucas Leiva pode mais uma vez comemorar um retorno do Grêmio à elite do futebol brasileiro no histórico palco dos Aflitos, diante do Náutico. Afinal, está relacionado e deve começar a partida de amanhã.

Better Collective