Home Futebol Grêmio: saiba o que o time de Renato Gaúcho precisa para subir contra o Náutico, nos Aflitos

Grêmio: saiba o que o time de Renato Gaúcho precisa para subir contra o Náutico, nos Aflitos

Palco de um dos jogos mais memoráveis da história do Imortal pode sediar novamente um acesso do Tricolor Gaúcho

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e escreveu para o portal de automobilismo Nas Pistas em 2023 e 2024.

O Grêmio teve mais sorte do que juízo neste domingo (16). Na Arena, até os 38 do segundo tempo, perdia por 1 a 0 para o Bahia e ainda se preocupava com a vitória parcial do Sport sobre o Vasco na Ilha do Retiro. Mas o empate de Thiago Santos, aliado ao gol de pênalti de Raniel para os cariocas sobre os pernambucanos minutos depois, devolveram ao Tricolor Gaúcho a possibilidade de acesso matemático na próxima rodada. E justamente num palco histórico para o Imortal.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Assim, o próximo compromisso do Grêmio é no domingo (23) às 16h (horário de Brasília) contra o Náutico, pela 36ª rodada do Brasileirão Série B, no Estádio dos Aflitos. Mesmo lugar em que, no memorável 26 de novembro de 2005, o Timbu desperdiçou dois pênaltis. Galatto defendeu o segundo e Anderson marcou o gol da vitória 71 segundos depois para uma equipe com quatro jogadores a menos.

Grêmio pode se deparar com um Náutico já rebaixado

Quase 17 anos depois, o cenário é distinto, ainda que o campeonato seja o mesmo. Se em 2005, os dois times brigavam por uma vaga na elite do futebol brasileiro, no próximo domingo somente o Grêmio poderá festejar a classificação. Além disso, pode encontrar um Náutico já matematicamente rebaixado. Para isso, basta a Chapecoense pontuar na Arena Condá contra o Tombense nesta sexta-feira (21). Ou seja, o jogo que poderá decretar a queda do Timbu ocorrerá dois dias antes da partida nos Aflitos do fim-de-semana.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Para o Grêmio obter o acesso no Recife, somente a vitória contra o Náutico interessa. Antes, no sábado (22), secará Sport, Sampaio Corrêa e Criciúma, que não poderão vencer seus jogos fora de casa contra, respectivamente, Londrina, Ituano e Vasco. Portanto, se vencer o Náutico e contar com os três resultados paralelos, sairá nos Aflitos com, no mínimo, sete pontos sobre o quinto lugar, restando seis em disputa. Assim, os últimos compromissos da equipe de Renato Gaúcho serão contra Tombense em Muriaé-MG e Brusque na Arena.

Better Collective