A cada rodada que passa, Erling Haaland não só atinge novas marcas como passa ao mundo a impressão de que quebrará grandes recordes. O jogador segue aumentando a sua incrível marca de gols independente do torneio em que esteja jogando e já se projeta como um dos maiores artilheiros da história.
Ao marcar dois gols na vitória do Manchester City contra o Copenhagen por 5-0 nesta última quarta-feira (05), o atacante chegou a 28 gols na UEFA Champions League e deixou para trás ninguém menos do que o uruguaio Luis Suarez. E detalhe – fez isso com 51 jogos a menos.
Os números atingidos também o fizeram superar Rivaldo e o deixaram muito próximo de outros grandes jogadores, como Samuel Eto’o, Wayne Rooney, Antoine Griezmann e Kaká, que possuem 30 gols anotados na competição.
Os recordistas da Champions League
Para chegar no topo, no entanto, o norueguês ainda terá muito trabalho. O top-3 da lista é formado por ninguém menos que Cristiano Ronaldo (140), Lionel Messi (127) e Robert Lewandowski (89). Os sete jogadores que completam os 10 primeiros nomes são:
4º – Karim Benzema – 86 gols
5º – Raúl Gonzales – 71 gols
6º – Ruud van Nistelrooy – 56 gols
7º – Thomas Müller – 52 gols
8º – Thierry Henry – 50 gols
9º – Zlatan Ibrahimovic – 48 gols
10º – Andriy Shevchenko – 48 gols
Fora a lista de maiores marcadores, o norueguês também caminha a passos largos para quebrar outras duas marcas. Com cinco gols em apenas três jogos nesta temporada, ele tem não só tem chance de superar seu recorde pessoal na competição (10 gols marcados na temporada 20/21) como pode passar os 17 marcados por Cristiano Ronaldo na temporada 2013/14 e se tornar o artilheiro com mais gols em uma única edição.
Relembrando o início meteórico de Haaland
Assim como sua trajetória, seu começo na Champions também foi marcante. Logo em sua primeira partida na temporada 2019/20, ainda pelo RB Salzburg, ele marcou um hat-trick contra o Genk. Posteriormente, ele também se tornaria o primeiro jovem a marcar em cinco gols seguidos em uma UEFA Champions League. Nesta mesma temporada ele foi contratado pelo Borussia Dortmund e chegou a dez gols.
Como se isso não bastasse, Haaland precisou de apenas 24 jogos para superar a marca de 20 tentos marcados na Liga dos Campeões. Com o mesmo número de partidas, Mbappé marcou 12, Lionel Messi oito, Lewandowski seis e Cristiano Ronaldo, somente um.
Estes números são resultado da combinação de uma mentalidade imparável com grandes atuações e já é unanimidade no mundo do futebol que, caso não tenha a sua carreira atrapalhada por lesões, Erling Braut Haaland quebrará muitos recordes.
Norueguês em campo
Manchester City e, provavelmente Haaland, voltam a campo pela UEFA Champions League na terça-feira (11/10) contra o mesmo Copenhagen, mas desta vez fora de casa.

