Internacional vence o Ceará de virada e garante vaga para a Copa Libertadores
Com o triunfo, Colorado assume a vice-liderança e adia festa do título palmeirense
Fausto Filho / Ceará
O Internacionl venceu o Ceará por 2 a 1, no Beira Rio, nesta quarta-feira (26). A partida, que foi válida pelo Brasileirão Série A, garantiu a classificação matemática do Colorado, que estará na fase de grupos da Copa Libertadores do ano que vem.
Com o resultado, os gaúchos retornaram a vice-liderança do campeonato e mantiveram uma série invicita de 13 jogos, o que representa um recorde para o Internacional na era dos pontos corridos. Os gaúchos contabilizaram 64 pontos e adiaram a festa do Palmeiras, que dependia de uma derrota ou empate do Inter para se sagrar campeão antecipado.
Enquanto os gaúchos vivem um excelente momento, os cearenses são atormentados pelo fantasma do rebaixamento. Com a derrota em Porto Alegre, o Vovô manteve um série de oito partidas sem vitórias e ficou estacionado com 34 pontos, na 16ª colocação.
Internacional e Ceará retornam aos gramados na próxima semana. Enquanto os gaúchos enfrentarão o América-MG, fora de casa, na próxima quarta-feira, o Vozão receberá o Fluminense, na segunda-feira.
Internacional x Ceará
Perto de entrar na zona do rebaixamento, o Ceará buscou pressionar o Internacional no início do jogo. No primeiro minuto, Cléber recebeu uma bola enfiada e foi travado por Vitão e pelo goleiro Keller.
Na sequência, Cléber tabelou com Bruno Pacheco, que foi derrubado na área por Igor Gomes. O lance gerou dúvidas e com a análise do VAR, o árbitro Ramon Abatti Abel assinalou penalidade máxima. Lima cobrou e marcou.
O Ceará manteve o ritmo acelerado no ataque, mesmo com a vantagem no placar. Bruno Pacheco levou perigo e chutou próximo ao travessão de Keiller.
O Internacional tentou responder com Carlos de Pena, que soltou uma bomba que foi defendida pelo goleiro João Ricardo. Na sequência o Vôzão tentou mais uma vez com Vina, sem sucesso
A segunda etapa trouxe uma nova realidade para os dois times. Enquanto o Ceará tinha a vantagem, o Internacional buscou se organizar no setor ofensivo. Desta forma, o Colorado arriscou com Alan Patrick, mas João Ricardo garantiu a defesa aos 18.
O gol do empate saiu no minuto seguinte, após cruzamento de Carlos de Pena, Edenílson empurrou a pelota para dentro da meta.
O árbitro de vídeo definiu o resultado aos 32′. Em jogada Colorada, Luiz Otávio, do Ceará, teve a bola tocada em seu braço. Com a análise do VAR, o árbitro concedeu mais um pênalti. Alan Patrick chutou com categoria e garantiu a vitóra de virada para o Internacional. Placar final,1 a 0.

