O técnico Abel Ferreira, do Palmeiras, entrou no radar da seleção de Portugal para assumir a equipe em caso de um desempenho abaixo do esperado na Copa do Mundo 2022. Além dele, também é especulado o nome do treinador e ídolo do Sporting, Rúben Amorin, cujo contrato termina em julho de 2024.
A avaliação da federação lusitana de futebol é de que é preciso começar a pensar em peças de substituição para o cargo a curto e médio prazo. Isso porque, mesmo com a vaga assegurada no Mundial do Catar, houve uma queda no rendimento tanto nas Eliminatórias da Europa quanto na Nations League, competição na qual o país foi eliminado.
Atualmente, o posto de técnico de Portugal é ocupado pelo experiente Fernando Santos que, aos 67 anos, coleciona títulos internacionais com a seleção. Com pouco menos de dois anos de vínculo restante, o veterano já levantou uma Europa e uma Nations, além de ter disputado as últimas duas Copas do Mundo.
O nome de Abel Ferreira surgiu então como uma “alternativa de luxo” para uma eventual campanha frustrante da equipe no Catar a partir de novembro. Mas para isso acontecer, o selecionado português teria de abrir os cofres e convencer o profissional a encurtar o seu trabalho no Alviverde em dois anos do que estava previsto.
Abel Ferreira vai treinar a seleção de Portugal?
O jornalista Jorge Nicola abordou sobre o assunto em um vídeo publicado em seu canal no Youtube, nesta segunda-feira (3). Segundo ele, as chances de um acordo entre as partes são pequenas, sendo o valor de R$ 81 milhões o maior impeditivo para a realização do negócio: “O torcedor do Palmeiras pode ficar absolutamente despreocupado”.
Rúben Amorin, do Sporting, seria uma opção ainda mais inviável para Portugal neste momento. Atualmente, a sua multa rescisória alcança a casa dos 30 milhões de euros (R$ 153 milhões) e a expectativa da entidade é baixa: “Ninguém acredita que a federação vai desembolsar esse caminhão de dinheiro”, concluiu o repórter.

