Flamengo e Corinthians fazem o primeiro jogo da final da Copa do Brasil na noite da próxima quarta-feira, dia 12, às 21h45, horário de Brasília, na Neo Química Arena, em Itaquera.
De acordo com o jornalista Juca Kfouri, em seu blog, no UOL, esse embate é a “maior decisão” da competição nacional.
Pode ser compreensível esta definição de Juca, uma vez que é a primeira vez na história que as equipes com maior torcida no futebol brasileiro disputam o título do torneio. Também será a primeira vez que uma equipe da capital do Estado de São Paulo enfrenta um clube carioca na final.
Paulistas e cariocas já decidiram a Copa do Brasil em outras duas oportunidades. Nas temporadas dos anos de 2004 e 2005, Santo André e Paulista de Jundiaí levaram a melhor sobre Flamengo e Fluminense, respectivamente. Porém, essa será a primeira vez que dois clubes grandes, tanto de São Paulo quando do Rio de Janeiro, farão uma final.
Os jogos com as duas maiores torcidas do país serão de casa cheia.
O Corinthians já anunciou que os ingressos para o jogo na Neo Química Arena, na próxima quarta-feira, dia 12, estão esgotados. Já a torcida do Flamengo está se mobilizando para apoiar a equipe no CT do clube e no embarque para a capital paulista.
O Flamengo está em campanha aberta para mobilizar seus torcedores para o jogo da próxima quarta. Esse esforço certamente representará índices altos de audiência televisiva para a partida no Rio de Janeiro.
Essa é uma ótima notícia para a Rede Globo, que tem os direitos de transmissão dos dois jogos. Segundo o jornalista Allan Simon, do UOL, essa é a “final dos sonhos”. Simon acredita que a partida possibilitará à emissora bater recordes de audiência nessa temporada “em São Paulo, no Rio de Janeiro e no PNT (Painel Nacional de Televisão)”.
Nos últimos meses, a Globo viu outras emissoras se beneficiarem de finais: Record transmitiu as finais do Paulista e do Carioca; a Libertadores ficou com o SBT; e o Mundial de Clubes foi transmitido pela Band.
Até agora, em 12 de fevereiro, a maior marca de audiência — 28 pontos — foi da Band com a transmissão de Palmeiras e Chelsea. Tudo indica que esse número poderá ser superado na próxima quarta-feira.

