Home Futebol Libertadores: só um time foi campeão com campanha superior a do Flamengo, mas com um ‘porém’; entenda

Libertadores: só um time foi campeão com campanha superior a do Flamengo, mas com um ‘porém’; entenda

Rubro-Negro venceu 12 dos 13 jogos, obtendo um aproveitamento de quase 95% da edição 2022 da competição da Conmebol

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e escreveu para o portal de automobilismo Nas Pistas em 2023 e 2024.

A campanha do Flamengo do tricampeonato da Libertadores foi impecável e irreparável. Afinal, foram vitórias em quase todos os jogos: 12 triunfos em 13 partidas realizadas. Apenas na fase de grupos, no empate em 2 a 2 na Argentina diante do Talleres pela 4ª rodada em 4 de maio, o Rubro-Negro não festejou. Assim, obteve um aproveitamento assombroso de 94,9%.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Contudo, esta não foi a melhor campanha de um campeão da América na história da competição, disputada pela primeira vez em 1960. Conforme o colunista do UOL, Rodolfo Rodrigues, apenas uma equipe superou o Flamengo de 2022: o Estudiantes em 1969. Dessa forma, a equipe de La Plata foi campeã da Libertadores com 100% de aproveitamento, vencendo todos os seus jogos.

Contudo, o time argentino só entrou na competição a partir das semifinais, jogando apenas quatro partidas. No ano anterior, o Estudiantes havia vencido a Libertadores na decisão contra o Palmeiras, em 1968. Portanto, era comum a Conmebol convidar o último campeão para ingressar na competição nas fases decisivas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Libertadores de 1969 não contou com equipes brasileiras

Então, o Estudiantes enfrentou nas semifinais o Universidad Católica, do Chile, vencendo os dois jogos por 3 a 1. Na decisão contra o Nacional de Montevidéu, ganhou na ida no Uruguai por 1 a 0 e a volta na Argentina por 2 a 0, conquistando o bicampeonato da Libertadores.

Inclusive, a edição de 1969 não contou com a presença de times brasileiros, por conta de discordâncias com o regulamento da Libertadores, além do atraso da realização da Taça Brasil da temporada anterior. Afinal, era esta competição, já em seus momentos finais, quem indicava os representantes para o torneio organizado pela Conmebol.

Além da campanha de quase 95% de aproveitamento, o Flamengo igualou recordes recentes. Assim, conseguiu nove vitórias seguidas, tal qual o Palmeiras em 2021/22, além de também marcar 33 gols, que nem o próprio Rubro-Negro na edição do ano passado da Libertadores.

PUBLICIDADE

Na era moderna da competição, o Flamengo é o recordista de vitórias no Século XXI, com as suas 12 em 2022. Contudo, como o número máximo de partidas que se pode realizar pela Libertadores é 13 com o regulamento atual, jamais o recorde de 14 vitórias em 20 jogos obtido pelo Racing em 1967 será batido. Na segunda colocação, aparece o Peñarol com 13 triunfos em 17 rodadas em 1966. Nesse sentido, o Rubro-Negro igualou a marca do River Plate, também de 1966: 12 em 19 partidas, sendo vice dos uruguaios naquela edição.

Better Collective