Liverpool vence e derruba invencibilidade do Manchester City na Premier League
Liverpool superou gol anulado e venceu clássico contra o Manchester City; Citzens perderam invencibilidade e contato com o Arsenal na tabela
Reprodução
| LIV | 1-0 | MCI |
|---|
Em grande clássico disputado neste domingo (16) no Anfield Road, o Liverpool venceu o Manchester City por 1 a 0 e se aproximou do G-4 da Premier League na 11ª rodada. Por outro lado, os Citzens perderam contato com o líder Arsenal.
A etapa inicial teve um Liverpool com mais posse de bola e maior ocupação no campo ofensivo, mas a estratégia acabou não sendo muito efetiva e a intensidade do jogo no primeiro tempo foi abaixo do esperado pois o Manchester City não conseguia responder.
Uma das poucas oportunidades de gol surgiram com Haaland quebrando as linhas e sendo bloqueado no momento do chute. Foden tentou a sorte, mas parou na marcação. Por fim, Gundogan tentou um meio voleio e Alisson garantiu a defesa.
Do outro lado, Eliott recebeu no flanco esquerdo com espaço e cruzou para a segunda trave onde Jota surgiu livre, mas o chute saiu em cima de Ederson. Depois, foi a vez do Manchester City tentar mais um contragolpe com Haaland liberando Foden por dentro e a bola sobrou para Silva chute de primeira, levando perigo.
Antes do intervalo, Rodri tentou parar Salah com falta, mas o árbitro mandou o jogo seguir e De Bruyne cruzou para Haaland testar firme e errar o alvo por pouco, em lance que causou a irritação de Jurgen Klopp.
Salah quebrou jejum de gols no Liverpool pela Premier League
Diferentemente dos bons momentos isolados no primeiro tempo, a etapa complementar ficou marcada por uma grande espetáculo no Anfield Road. Logo aos 5′, Firmino lançou Salah e o chute no canto esquerdo parou em defesa sensacional de Ederson.
Cinco minutos depois, o Manchester City pensou ter aberto o placar depois que Foden aproveitou rebote no chute de Haaland para superar Alisson, mas o VAR recomendou a revisão e o árbitro anulou devido à falta do norueguês na origem do lance ao segurar na camisa de Fabinho.
O artilheiro dos Citzens teve outra grande oportunidade aos 19′ ao surgir com espaço de frente para o gol, mas Alisson fez uma sensacional defesa para salvar o Liverpool e evitar a abertura do placar.
O Liverpool voltou ao ataque aos 25′ com Salah percorrendo o flanco esquerdo e cortar para dentro e tentar o ângulo pelo lado direito, mas Salah acabou errando o alvo na finalização.
Klopp fez alteração tripla com Núñez, Fábio Carvalho e Henderson. A transmissão oficial chegou a anunciar a saída de Salah, mas Jurgen Klopp modificou a alteração, para a sorte do Liverpool.
Aos 31′ do segundo tempo, Alisson encaixou um lançamento em profundidade com perfeição, aproveitando cruzamento errado de De Bruyne, para encontrar Salah no terço final. O egípcio girou em cima de Cancelo e bateu na saída do goleiro Ederson para abrir o placar a favor dos Reds.
Na reta final, o jogo esquentou com o Manchester City controlando mais a posse em busca do gol de empate, contando inclusive com a expulsão de Klopp por reclamação.
Nos acréscimos, Alexander-Arnold perdeu um gol de baixo da trave e o Manchester City teve a chance final com Foden deixando para Dias cruzar, mas Haland e Alvarez não se entenderam. A chance final dos Citzens veio aos 55 minutos com De Bruyne lançando na área, mas Milner cortou e o Liverpool garantiu a vitória.
Com o resultado, os Reds agora possuem 13 pontos, subindo para a 8ª posição, seis pontos atrás do G-4 (Chelsea, 19). Enquanto isso, o Manchester City estacionou nos 23 pontos, na vice-liderança, atrás do Arsenal (26).
FICHA TÉCNICA
LIVERPOOL 1-0 MANCHESTER CITY
Data: 16/10/2022, 12:30
Estádio: Anfield
Gols: 2T 30′ Salah (LIV)
Substituições – LIV: D.Núñez (R.Firmino); Henderson (Fabinho); Fábio Carvalho (Elliott); Alexander-Arnold (Salah)
Substituições – MCI: Alvarez (Gundogan)
Liverpool (4-3-3): Alisson; James Milner, Joe Gomez, Virgil van Dijk, Andy Robertson; Thiago, Fabinho, Harvey Elliott; Mohamed Salah, Roberto Firmino, Diogo Jota.
Manchester City (4-3-3): Ederson; Joao Cancelo, Ruben Dias, Manuel Akanji, Nathan Ake; Kevin De Bruyne, Rodri, Ilkay Gundogan; Bernardo Silva, Erling Haaland, Phil Foden.

