O Flamengo venceu o Santos por 3 a 2 no Maracanã no último compromisso antes da final da Libertadores. A partida, entretanto, ficou marcada pela atuação da arbitragem e do lance do primeiro gol rubro-negro. Pelo lado do Peixe, a reclamação é de um pênalti não marcado no início da jogada que originou o gol marcado por Pedro.
Em sua coluna no UOL Esporte, o apresentado Milton Neves detonou a atuação do VAR na vitória do Flamengo sobre o Santos. O jornalista ainda desafiou alguém a mostrar outro time do Brasileirão tão ajudado pelo árbitro de vídeo quanto o Rubro-Negro desde 2018.
“(…) Se eu falar tudo que eu penso sobre o gol de Pedro, que saiu depois de um pênalti claríssimo em Camacho, vão me processar, me cancelar e talvez até me apedrejar. Por isso, vou resumir: o futebol brasileiro, infelizmente, virou refém do VARMengo”, escreveu Milton Neves.
“‘Ah, mas os erros acontecem para todos’. Bem, não deixa de ser verdade. Mas eu desafio qualquer um a me provar que algum outro time brasileiro já foi tão ajudado pelo árbitro de vídeo desde 2018, ano de sua estreia em nosso futebol, quanto o Flamengo. Não tem como, pois não existe! E a lista de vítimas do VARMengo cresce a cada dia. Uma vergonha! Os demais clubes deveriam se unir e dar um basta nesse absurdo todo! Ninguém aguenta mais”, completou.
Veja o lance do suposto pênalti para o Santos:
Jogadores do Santos ficaram REVOLTADOS com o árbitro André Luiz Freitas Castro.
Eles pediram pênalti neste lance. O árbitro mandou seguir e segundos depois saiu o gol do Pedro.
O VAR analisou, não chamou o árbitro, que confirmou o gol. pic.twitter.com/qySuCBxeAo
— Goleada Info (@goleada_info) October 26, 2022
Peixe protesta e CBF afasta envolvidos:
O Santos divulgou uma carta endereçada a Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, e a Wilson Seneme, presidente da comissão de arbitragem da entidade. O Peixe criticou a atuação da arbitragem contra o Flamengo e cobrou a exclusão do árbitro e do árbitro de vídeo. A nota também pede que os árbitros envolvidos nunca mais trabalhem em jogos do clube.
Carta aberta aos senhores Ednaldo Rodrigues e Wilson Seneme pic.twitter.com/GNIg3RHsL2
— Santos FC (@SantosFC) October 26, 2022
Após as cobranças do Santos, a CBF divulgou uma nota anunciando a suspensão dos árbitros questionados pelo clube.
“A Comissão de Arbitragem da CBF informa que o árbitro Andre Luiz de Freitas Castro e o VAR Adriano Milczvski foram incluídos no Programa de Assistência ao Desempenho do Árbitro (PADA). A decisão foi tomada após análise da atuação de ambos durante a partida entre Flamengo e Santos, pelo Brasileirão Assaí 2022“, diz a nota.

