O Palmeiras vem enfileirando títulos nas últimas temporadas, para desespero dos rivais. Afinal, desde 2018, já são sete taças levantadas, com a oitava encaminhada no Brasileirão Série A. O número é o dobro de tudo que o trio Corinthians, São Paulo e Santos conseguiu no mesmo período. Portanto, o jornalista Milton Neves, em sua coluna no UOL, destacou a supremacia palmeirense diante dos coirmãos.
No texto, o radialista realizou uma introdução reforçando o predomínio do futebol paulista no começo dos anos 90. Anteriormente, a década anterior era considerada parelha por conta da força de gaúchos, mineiros e algumas equipes do Nordeste. Assim, para Milton Neves, o fortalecimento dos times da capital paulistana ficou evidente com os supertimes do São Paulo de Telê Santana e da Palmeiras da Parmalat.
“(Com o) Corinthians, enfim, deixando de ser uma equipe regional, combinado com o enfraquecimento das grandes equipes do Rio, a balança começou a pender bastante para o lado dos clubes da ‘Terra dos Bandeirantes'”, refletiu Milton Neves. Dessa forma, o jornalista comparou os títulos do Brasileirão Série A ganhos entre 1990 e 2015: 14 dos paulistas contra sete por cariocas, desconsiderando as Copa do Brasil e as Libertadores, sobretudo as duas últimas ganhas pelo Palmeiras.
Jornalista escreveu que rivais vivem “draga danada”
Assim, Milton Neves afirmou que, com a distância do Palmeiras para os demais, “o outrora poderosíssimo futebol paulista” vem perdendo forças nos últimos tempos. Desse modo, destacou “a draga danada” vivida pelo trio Santos, São Paulo e Corinthians. Aliás, o jornalista citou o jejum de títulos importantes vivido pelos três, lembrando os 11 anos sem conquistas relevantes do Peixe e os cinco do tabu do Corinthians através do “lotérico time de Fábio Carille”.
Sobre o São Paulo, Milton Neves enfatizou os 10 anos sem taças não conquistando estaduais, com uma ressalva: “Estou sendo bonzinho e considerando a Sul-Americana, que é a Série B da Libertadores. Se fosse título importante MESMO, o jejum seria de 14 anos”, analisou o radialista. Dessa forma, concluiu que o Palmeiras está carregando o futebol paulista nas costas.
“Ainda bem que existe o Palmeiras”, escreveu o jornalista
“Não fosse pelo Verdão, o estado de São Paulo seria hoje o quarto mais relevante do futebol de nosso país, atrás de Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Mas, graças ao Porco e seus inúmeros títulos desde a gestão de Paulo Nobre, os paulistas continuam a rivalizar na bola com o Rio de Janeiro do milionário Flamengo”, escreveu Milton Neves, enaltecendo os trabalhos mais recentes do Palmeiras.
Por fim, o jornalista citou que São Paulo é o estado mais rico do país e alfinetou o trio que ficou para trás diante do Verdão. “Era obrigação ter os quatro times fortes e vencendo títulos praticamente todos os anos. Ou seja, ainda bem que existe o Palmeiras! E que tudo que foi feito no Verdão nos últimos anos sirva de lição para os seus hoje fracos rivais”, disparou Milton Neves. Ele ainda procurou aconselhar Corinthians, São Paulo e Santos: “Afinal, se a equipe do Palestra Itália conseguiu sair da draga em que estava no início da década passada, qualquer time consegue também”.

