Home Futebol Notícias do Palmeiras: equipe deve abrir espaço no profissional para jovens da base; saiba mais

Notícias do Palmeiras: equipe deve abrir espaço no profissional para jovens da base; saiba mais

Verdão tem uma das melhores gerações de garotos na base da história do clube

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.

O Palmeiras vive um ótimo momento no profissionais e nas categorias de base. E uma coisa está diretamente ligada à outra.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Em 2020 e 2021, o Palmeiras venceu duas Libertadores com garotos da base em campo, como Danilo, Gabriel Menino, Gabriel Veron, Patrick de Paula, Renan e Wesley.

Esse ano, o Verdão foi campeão da Copinha e começaram a surgir outros garotos, como Vanderlan, Garcia e agora Endrick, que completou 16 anos e finalmente pôde estrear.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mas, para o ano que vem, o Palmeiras deve seguir a mesma filosofia: realizar poucas contratações e dar espaço para os meninos da base.

O planejamento é que pelo menos sete jogadores irão fazer parte definitivamente do elenco profissional de 2023, abandonando o time sub-20: Naves, Garcia, Vanderlan, Fabinho, Jhon Jhon, Endrick e Giovani.

Destes, todos já tiveram oportunidade no time principal esse ano. Mas, esses garotos passaram a temporada toda transitando entre o time profissional e o sub-20.

PUBLICIDADE

A tendência, para 2023, é que parem de descer para o time sub-20, só em alguns casos especiais.

PUBLICIDADE

E cada garoto é de uma posição diferente. Assim, Abel ganharia reforços em todo setor do campo. Naves é zagueiro, Garcia é lateral-direito, Vanderlan é lateral-esquerdo, Fabinho é volante, Jhon Jhon é meia, Giovani é ponta e Endrick é centroavante.

Nas últimas partidas, Endrick e Vanderlan é quem mais ganharam oportunidades. No último jogo, contra o Avaí, inclusive, Vanderlan marcou um gol com assistência de Endrick.

Fabinho ganharia uma oportunidade recentemente, mas acabou se machucando. Giovani também, o Palmeiras pretendia usar ele mais esse ano, porém, também se lesionou.

Jhon Jhon deve ser mais utilizado com a saída de Scarpa. Já Garcia, chegou a ter espaço, mas perdeu porque Mayke, que era o reserva de Marcos Rocha, recuperou o bom futebol.

PUBLICIDADE

Quem ganhou poucas oportunidades foi o zagueiro Naves. Gustavo Gómez e Murilo firmaram uma ótima zaga e quase não se ausentam por lesão ou suspensão. Naves ganhou algum espaço entre os reservas quando Luan estava lesionado, no primeiro semestre. Mas, Luan já retornou.

Better Collective