O Palmeiras pode ser campeão brasileiro amanhã. Para isso, precisará vencer o Athletico-PR hoje (25) na Arena da Baixada às 21h45 (horário de Brasília), pela abertura da 34ª rodada do Brasileirão Série A. Além disso, torcerá para que Internacional e Corinthians não ganhem amanhã (26) seus jogos em casa contra Ceará e Fluminense, respectivamente. Ou seja, a aproximação da taça poderá acontecer justamente contra uma personalidade tão identificada com a história do Verdão.
Afinal, Luiz Felipe Scolari é um dos técnicos mais vitoriosos do Palmeiras. Aliás, o Verdão de Abel Ferreira sofreu apenas duas derrotas em 33 jogos pelo Brasileirão Série A. Uma delas foi para o Athletico-PR, em pleno Allianz Parque. Então, o duelo pelo primeiro turno ocorreu em 2 de julho e o Furacão levou a melhor, na partida válida pela 15ª rodada. Assim, Vitor Roque e Vitor Bueno, de pênalti, marcaram os gols da vitória paranaense por 2 a 0.
Nesse sentido, o Athletico pode ser considerado a maior pedra do sapato do Palmeiras na temporada, depois da derrota para o time de Abel Ferreira na Recopa Sul-Americana. Em 23 de fevereiro, no jogo de ida em Curitiba, empate em 2 a 2. O Verdão levantaria a taça da Recopa com um 2 a 0 no Allianz Parque em 2 de março, gols de Zé Rafael e Danilo, sobre o Furacão então treinado por Alberto Valentim.
Athletico vingaria derrota na Recopa tirando o Palmeiras da final da Libertadores
Além de ser um dos seletos que derrotaram o Verdão no Brasileirão Série A (o outro foi o Ceará, na primeira rodada), o time de Felipão impediu que o Alviverde lutasse pelo tri consecutivo da Libertadores. Assim, o Furacão se classificou para a final da competição continental ao eliminar a equipe de Abel Ferreira nas semifinais.
No jogo de ida, em 30 de agosto em Curitiba, o Athletico derrotou o Palmeiras por 1 a 0 na Arena da Baixada. O gol foi marcado por Alex Santana no primeiro tempo. Portanto, na volta em 6 de setembro, a equipe de Luiz Felipe Scolari buscou o empate diante do Verdão no Allianz Parque. Assim, Gustavo Scarpa e Gustavo Gómez abriram 2 a 0. Porém, Pablo e Terans conseguiram o 2 a 2 que classificou o Furacão para enfrentar o Flamengo na final da Libertadores, no próximo sábado (29), às 17h (horário de Brasília), no Estádio Monumental de Guayaquil.
No retrospecto da temporada, são cinco jogos, com duas vitórias paranaenses, dois empates e uma do Palmeiras. Como a equipe de Felipão está focada na decisão de sábado contra o Flamengo, a tendência é que um time alternativo seja escalado para enfrentar o Verdão na Arena da Baixada.

