Playoffs da MLB começam nesta sexta; confira os confrontos e quem são os favoritos ao título
Com novo formato, pós-temporada da Major League Baseball têm início nesta sexta com rodada do wildcard
Foto: Jim McIsaac/Getty Images
Como já é de costume no mês de outubro, os playoffs da MLB chegam com muita expectativa para os fãs da MLB. Este ano a pós-temporada vem com um formato diferente e doze equipes disputarão uma chance de conquistar o título a partir desta sexta-feira (07).
Confira a seguir o que mudou com este novo formato, quais os confrontos da primeira rodada e quais equipes são favoritas a chegar na World Series.
FORMATO DOS PLAYOFFS E CONFRONTOS DO WILDCARD
No início da temporada, a MLB anunciou modificações para os playoffs de 2022. A partir deste ano, 12 equipes passaram a se classificar à pós-temporada, sendo os vencedores de cada divisão e mais seis wildcards, ou seja, os times com os três melhores recordes na Liga Americana e três na Nacional.
Com esse formato, as duas equipes com melhor aproveitamento e que venceram suas respectivas divisões recebem uma folga na primeira rodada em cada liga. Neste caso, Houston Astros (106-56) e New York Yankees (99-63) já garantiram vagas na série divisional da Liga Americana, enquanto Los Angeles Dodgers (111-51) e Atlanta Braves (101-61) passaram direto para a segunda rodada da Liga Nacional.
As outras quatro equipes restantes de cada lado disputarão séries melhores de três jogos no wildcard. Neste formato, o terceiro campeão de divisão e o outro time de melhor campanha têm o mando de campo nas séries (isso acontece mesmo se o campeão tiver um recorde pior do que os times de wildcard).
Dessa forma, os confrontos da rodada do wildcard, que vão de 7 a 9 de outubro, ficaram da seguinte maneira:
Liga Americana
#3 Cleveland Guardians (92-70) recebe o #6 Tampa Bay Rays (86-76)
#4 Toronto Blue Jays (92-70) recebe o #5 Seattle Mariners (90-72)
Liga Nacional
#3 St. Louis Cardinals (93-69) recebe o #6 Philadelphia Phillies (87-75)
#4 New York Mets (101-61) recebe o #5 San Diego Padres (89-73)
Já a rodada divisional, que tem séries melhor de cinco jogos e vai de 11 a 17 de outubro, ficará da seguinte forma:
Liga Americana
#1 Houston Astros enfrenta o vencedor de Blue Jays e Marines
#2 New York Yankees enfrenta o vencedor de Guardians e Rays
Liga Nacional
#1 Los Angeles Dodgers enfrenta o vencedor de Mets e Padres
#2 Atlanta Braves enfrenta o vencedor de Cardinals e Phillies
As rodadas de final de divisão (de 18 a 26 de outubro) e a World Series (de 28 de outubro a 5 de novembro) seguem como já acontecia nos anos anteriores. As séries são melhores de sete partidas e o mando de campo pertence ao time com melhor campanha na temporada regular.
Your 2022 MLB Postseason bracket is 🔒
Catch every game of the Wild Card round on ESPN/ABC starting this Friday! 📺🍿 pic.twitter.com/uv264buiba
— ESPN (@espn) October 5, 2022
QUEM SÃO OS FAVORITOS NA DISPUTA PELA WORLD SERIES
Liga Americana
Na Liga Americana é difícil imaginar que a vaga da World Series não fique com Astros ou Yankees, pois os dois times estão bem acima dos outros e têm mais experiência nos playoffs. Houston foi uma das equipes mais regulares de toda temporada, e isso se deve principalmente ao montinho.
http://gty.im/1430817250Estatisticamente, a equipe teve o segundo melhor grupo de arremessadores da MLB, que foi liderado pelo incrível desempenho de Justin Verlander e Framber Valdez, enquanto o bullpen foi o melhor da liga. Já o ataque não brilhou tanto como nos últimos anos, mas tem muita experiência e contou com um desempenho digno de votos para MVP de Yordan Alvarez.
http://gty.im/1422929322New York também fez uma boa temporada, mas teve mais momentos de altos e baixos, principalmente depois do All-Star Game. Isso porque o ataque, mesmo tendo rebatedores super potentes, teve dificuldade de fazer contato de forma consistente com a bolinha, ficando apenas em décimo quinto em média de rebatidas. Em diversos momentos, o time precisou contar com os home runs de Giancarlo Stanton, Anthony Rizzo e Aaron Judge para conseguir vencer. Os três são grandes responsáveis pelo ótimo desempenho ofensivo do time, especialmente Judge, que vive um ano mágico.
http://gty.im/1243732723O bullpen também sofreu bastante com lesões e desempenhos que foram caindo ao longo da temporada, como foi o caso do fechador Clay Holmes. Mas a rotação titular é uma das mais fortes da MLB com Nestor Cortes e Gerrit Cole.
http://gty.im/1425257786Liga Nacional
Na Liga Nacional, a corrida deve ser interessante entre Dodgers, Braves e Mets. Los Angeles tem muita experiência e talento em seu time. Mesmo lidando com diversas lesões, a equipe manteve um desempenho consistente durante toda temporada, terminando com os melhores números no que diz respeito aos arremessadores e o melhor ataque em corridas anotadas e OPS.
http://gty.im/1243532800O conjunto de rebatedores, de 1 a 9, é possivelmente o mais forte dos playoffs com nomes como Mookie Betts e Freddie Freeman comandando a unidade. Além disso, todos os jogadores da rotação titular têm ERA abaixo de 3.00. Isso é fundamental, já que os Dodgers tiveram problemas na hora de salvar as partidas com os closers.
http://gty.im/1426084625A disputa pela divisão Leste foi intensa entre New York e Atlanta no fim da temporada, mas os atuais campeões se deram melhor, e isso pode fazer toda a diferença em quem tem mais chance de ir à World Series. Os Braves chegam em um momento positivo, com o melhor aproveitamento na Liga Nacional desde setembro.
http://gty.im/1430099945Mesmo com a saída de Freeman para Los Angeles, o time de 2022 parece ser ainda melhor do que o de 2021, o que fica evidente ao compararmos os números no ataque e na defesa nesses dois anos. Isso se deve muito à experiência adquirida na temporada passada, ao retorno de Ronald Acuña à equipe depois da lesão e a ascensão dos jovens talentos Michael Harris II e Spencer Strider.
http://gty.im/1408563283Enquanto isso, os Mets perderam fôlego em setembro, sendo derrotados diversas vezes por muitos times fracos, como Marlins, Pirates, Cubs e Nationals, e assim eles deixaram o título de divisão escapar. No entanto, a equipe ainda conta com o melhor fechador da MLB em Edwin Diaz e dois arremessadores titulares muito acima da média: Max Scherzer e Jacob deGrom.
http://gty.im/1429490781Esse ataque também tem um lineup muito forte em todas as posições, mas o topo da ordem se destaca com Francisco Lindor, Jeff McNeil e Pete Alonso. O aproveitamento ofensivo do time neste ano ficou atrás apenas de Dodgers e Braves na Liga Nacional.
http://gty.im/1313506691
