Home Futebol Por que Real Madrid e Chelsea são antagônicos nos últimos dez anos?

Por que Real Madrid e Chelsea são antagônicos nos últimos dez anos?

Estudo mostra que merengues e blues têm perfis de contratação opostos em quesito de idade dos atletas

Daniel Linhares
Daniel Linhares é um jornalista que atua como editor e redator de esportes, especialmente de futebol masculino. Formado na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), é bacharel em Comunicação Social: Jornalismo desde 2018 e trabalhou anteriormente como redator em agência de publicidade. Atualmente no Torcedores.com.

Real Madrid e Chelsea apresentam perfis de contratação antagônicos na faixa etária de seus atletas. Isso foi o que apontou um estudo feito pelo CIES Football Observatory, grupo de pesquisa especializado em análise estatística de futebol.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

No estudo, os dois últimos campeões da Champions League apresentaram posições opostas em relação à média de idade de seus contratados. Contabilizando a idade das 3.778 contratações, de 50 clubes da Europa, nos últimos 10 anos, o Real Madrid é o clube que tem a média mais baixa (22,87 anos), o Chelsea possui a mais alta (26,71 anos).

Números de merengues e blues os colocam em posições opostas no estudo

O Real Madrid tem, há anos, a política de contratar atletas mais jovens para desenvolver no clube. Essa filosofia é comprovada pelos dados de que o Real tem 16,8% de suas aquisições com menos de 21 anos e 62,8% com idade de 22 a 25 anos. Aliás, nenhuma contratação no período passou dos 30 anos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Quanto ao Chelsea, a história é diferente. Os londrinos também têm a maior parte de suas contratações na faixa etária de 22 a 25 anos, porém a porcentagem é de 39%. O restante é composto por 10,2% com menos de 21 anos, 30,5% de 26 a 29 anos e 20,3% com 30 anos ou mais.

Mesmo com perfis diferentes, ambos os clubes alcançaram ótimos resultados no período avaliado. Desde a temporada 2011/2012, eles conquistaram:

  • Chelsea: 2 FA Cup, 1 Taça da Liga, 2 Premier League, 2 Europa League, 2 Champions League, 1 Super Taça da UEFA e 1 Mundial de Clubes.
  • Real Madrid: 1 Copa del Rey, 4 LaLiga, 4 Super Taça de Espanha, 5 Champions League, 3 Supertaça Europeia e 4 Mundial de Clubes.

PUBLICIDADE
Better Collective