PSG: Fabián Ruiz vira peça-chave do “sistema Mbappé” criado por Galtier
Meia espanhol encaixou bem na equipe francesa e pode pintar na Copa do Mundo 2022, caso continue tendo um bom desempenho
Octavio Passos/Getty Images
O meia espanhol Fabián Ruiz, de 26 anos de idade, virou peça-chave no setor de meio campo do PSG, comandado pelo técnico Christophe Galtier.
Na vitória diante do Olympique de Marselha, pelo placar de 1 a 0, em jogo válido pela Ligue 1, o treinador do clube de Paris abandonou o esquema 3-4-3 e trouxe um 4-4-2 com o meio de campo no formato de losango.
Desta forma, Galtier fez com que o jogador espanhol trabalhasse ao lado de Verratti e Vitinha, fazendo um elo entre a defesa e o ataque.
Na prática, Neymar exerceu uma função de meia-atacante, enquanto Mbappé passou a atuar no ataque pelo lado esquerdo, assim como o mesmo prefere e joga na seleção francesa. De volta após sofrer uma lesão na panturrilha, Messi foi o outro atacante, atuando pela direita.
Neste “sistema Mbappé”, o treinador do PSG favoreceu o estilo do craque francês, que falou sobre o novo esquema em entrevista pós-jogo:
“O técnico decidiu jogar assim, ele nos explicou, trabalhamos durante a semana e jogamos assim. Nós ganhamos. Como no futebol são os resultados que dizem se você tem razão ou não, hoje tivemos razão de mudar o sistema. Como na outra formação, eu respeitei as instruções do treinador, fiz tudo o que me pediu, como acredito que o restante dos jogadores também. No fim, ganhamos essa partida e estamos muito contentes.”
Meia do PSG na Copa do Mundo 2022?
Fabián Ruiz ainda sonha com uma vaga na lista final de jogadores convocados pelo técnico Luis Henrique para a seleção espanhola.
Vale ressaltar que o jogador não teve uma pré-temporada no PSG e chegou ao clube francês no fim da última janela de transferências.
No entanto, ele rapidamente se adaptou ao estilo de jogo do técnico Christophe Galtier e as suas boas atuações podem o levar para o Mundial do Catar.
Ao ser perguntado sobre o assunto no “Diario AS”, portal da Espanha, Fabián Ruiz disse:
“O importante é jogar. Não penso em outra coisa.”

