O treinador Christophe Galtier usou o esquema 4-3-1-2, na vitória do PSG sobre o Olympique de Marselha, no último domingo (16) pela Ligue 1. Essa alteração no sistema tático da equipe pode estar relacionada a uma tentativa de beneficiar Kylian Mbappé, que deu a entender que estava insatisfeito com a posição de “pivô” nas últimas partidas do time. A hipótese foi publicada pelo Marca, desta segunda-feira (17).
Em entrevista coletiva após o jogo, Galtier destacou que Mbappé se apresentou somente em algumas jogadas como pivô. Além disso, falou sobre a forma como o atacante atuou no clássico deste fim de semana.
“Kylian jogou de pivô apenas em bolas longas. Nos demais momentos do jogo, ele atuou na ala esquerda. Eu instruí ele a ser muito vertical. Ele buscou avançar com a bola com velocidade para encontrar Neymar em campo e fazer o Marselha correr para se defender”, disse o treinador.
Galtier destacou também que a mudança no sistema do PSG deve-se ao desempenho da equipe nas últimas partidas, além de uma tentativa de potencializar seu trio de ataque, formado por Mbappé, Messi e Neymar.
“A mudança de esquema não estava ligada a ausências. Os últimos jogos foram lentos. Começamos bem o campeonato, mas os rivais nos analisaram muito bem. Contra o Marselha, eu queria adicionar pessoas ao jogo. Na minha mente, eu também queria posicionar meus três atacantes em suas melhores posições. Fiquei satisfeito com os primeiros 25 minutos. Eles aceitaram muito rapidamente”, disse.
Números de Mbappé pelo PSG na temporada
Mesmo insatisfeito com a posição de pivô, o atacante francês tem bons números pelo PSG na temporada. Na Ligue 1, Mbappé já anotou oito gols e uma assistência.
Já na UEFA Champions League, o jogador marcou quatro vezes em quatro partidas disputadas.

