O Botafogo anunciou na última quarta-feira (28), a primeira assinatura de contrato do atacante Rafael Lobato. Aos 16 anos, a joia vem chamando a atenção da comissão técnica e, principalmente, de Luis Castro que vem monitorando o desempenho do garoto na base.
O Torcedores.com apurou que o Botafogo decidiu blindar o jogador a fim de evitar sua saída precoce para o futebol europeu. A diretoria tomou conhecimento de que o atleta vinha sendo monitorado por clubes da Espanha, Itália e Portugal.
Um dos destaques do time Sub-17 do Botafogo na atual temporada, Rafael Lobato chama a atenção pela técnica apurada. Além disso, se destaca pela velocidade, habilidade, drible curto, visão de jogo e nas finalizações.
Os números
Jogos: 24
Titular: 20
Reserva: 4
Gols marcados: 3
Assistências: 9
Minutos em campo: 1770
Quem o acompanha de perto no dia a dia garante que ele “já deu jogador”. A expressão é muito utilizada entre os boleiros para expressar quando um atleta tem uma carreira promissora no futebol.
Líder em assistências da equipe alvinegra, Rafael Lobato tem no chute de esquerda sua principal virtude. Por isso, passou a ser observado de perto por equipes europeias como o Sevilla, Milan e Benfica.
Ainda segundo apurou a reportagem, Rafael Lobato os interessados enviaram recentemente scouts ao Brasil para a analisar o desempenho do atacante no Campeonato Brasileiro Sub-17, onde é um dos destaques.
Jogos pelo Botafogo
Campeonato Brasileiro Sub-17: 9
Campeonato Carioca Sub-17: 6
Copa Rio Sub-17: 9
De acordo com fontes ligadas a diretoria alvinegra, o clube já tomou conhecimento do interesse europeu em Rafael Lobato. No entanto, trata o assunto com especulação de mercado. Isto porque, o Botafogo não foi contatado oficialmente por nenhum clube.
Rafael Lobatto tem contrato válido com o Alvinegro até setembro de 2025. E a multa rescisória para clubes do exterior está fixada em 40 milhões de euros (R$ 211,5 milhões, pela cotação atual).

