Válido pela rodada 7 do Campeonato Paraense Feminino 2023, o clássico Remo x Paysandu, deste domingo (23), teve dois casos de injúria racial. As vítimas são as atletas Silmara (Paysandu) e Kailane (Remo).
De acordo com informações oficiais, a jogadora do time bicolor foi chamada de “macaca” após a realização do clássico, em um dos campos do Centro Esportivo da Juventude (CEJU).
A esportista desabou no gramado e começou a chorar imediatamente após as ofensas, relatou o Papão. Ainda segundo o clube alviceleste, Silmara precisou de ajuda para sair de campo.
Em nota, o Remo se solidarizou com o rival e repudiou os atos que também atingiram Kailane. “Esperamos que a partir de agora atos como esse não se repitam, que o fato seja investigado e que sejam tomadas as providências cabíveis”, disse o Leão.
“Reconhecemos que, para tais pautas, não há cor, raça, credo, religião e muito menos escudos que nos diferenciem ou nos tornem mais ou menos que o próximo”, completou.
A Federação Paraense de Futebol (FPF), por sua vez, prometeu intensificar a fiscalização para que ocorrências desse tipo não se repitam.
Além disso, afirmou que tem como objetivo criar torneios “inclusivos” para combater “qualquer tipo de preconceito, especialmente o racismo”.
Remo x Paysandu – resumo do jogo
Dentro de campo, Remo x Paysandu terminou 3 a 0 para o time azulino. Os gols foram marcados por Musa, Lora Soure (de pênalti) e Ângela.
Com o resultado, o time azulino manteve o 100% de aproveitamento na competição estadual.
O Mais Querido tem 21 pontos e lidera o grupo B. O Papão, por sua vez, é o vice-líder da chave. Tem dez pontos. O Remo é o atual campeão.

