Home Futebol Santos lidera em desarmes no Brasileirão desde a saída de Lisca

Santos lidera em desarmes no Brasileirão desde a saída de Lisca

Equipe mostra evolução sob o comando de Orlando Ribeiro e já marcou mais gols do que em toda a passagem do ex-treinador

Adriano Oliveira
Sou colaborador do Torcedores.com desde 2018, com mais de 3.600 textos publicados, porém escrevo sobre futebol há quase 20 anos. Mas é claro que a paixão por este esporte começou bem antes disso. Hoje, aos 52 anos de idade, o futebol ainda me faz sentir a mesma coisa que eu sentia aos 10.

Na noite de segunda (17), o Santos enfrentou o Red Bull Bragantino no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, e superou os donos da casa pelo placar de 2 x 0, em jogo que encerrou a 32ª rodada do Brasileirão Série A.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Esta foi a segunda vitória consecutiva do Peixe, que antes tinha goleado em casa o lanterna Juventude por 4 x 1.

Com o resultado, o Alvinegro Praiano ocupa o 11º lugar na tabela somando 43 pontos, apenas dois a menos que o América-MG, o oitavo colocado e que fecha o provável pelotão de classificados para a Copa Libertadores da América de 2023.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Os dois triunfos seguidos também ajudaram a diminuir a pressão sobre o time treinado por Orlando Ribeiro desde a saída do técnico Lisca. Antes de golear o Juventude, na semana passada, o Santos havia sido derrotado em cinco de seis jogos.

Com o novo comandante, que antes treinava a equipe Sub-20, o Peixe tornou-se o time líder em desarmes no Campeonato Brasileiro, num total de 87 vezes em que um jogador santista tirou a bola dos pés de um adversário.

Além disso, o Santos já assinalou mais gols em seus últimos seis compromissos do que em toda a passagem de Lisca como treinador. Confira abaixo os números publicados pelo perfil do “Footstats” no Twitter:

PUBLICIDADE

Lisca comandou o Santos em oito partidas, todas válidas pelo Brasileirão Série A, sendo duas vitórias, três empates e três derrotas. A equipe balançou as redes sete vezes e levou oito gols, com aproveitamento de 37,5%.

PUBLICIDADE

Orlando Ribeiro vem sendo elogiado pelo trabalho realizado até o momento, especialmente em relação às oportunidades que tem dado aos jogadores das categorias de base do clube.

“A base faz parte do profissional. Eu sempre pensei assim. Então, como nós tivemos há pouco tempo na base, nós sabemos o que os meninos podem produzir. É importante ter uma base forte porque no momento em que precisar, eles podem vir e não sentir (…) Estamos muito felizes com os meninos”, declarou o atual técnico do Santos em entrevista coletiva depois da vitória fora de casa contra o Red Bull Brragantino.

Sobre uma possível vaga na Copa Libertadores, Orlando acredita que a segunda vitória seguida injeta “confiança” nos jogadores.

“Nós sempre falamos que, se matematicamente tivermos chances, nós vamos em busca da Libertadores. O resultado (diante do Red Bull Bragantino) nos deu confiança para trabalhar bem na semana e para fazer um bom jogo contra o Corinthians”, disse o treinador santista, que despista sobre uma eventual efetivação no cargo:

PUBLICIDADE

“Questão de ficar ou não, no próximo ano, também está um pouco longe. Depende do jogo com o Corinthians, com o Flamengo… Vamos fazer bem esses jogos, treinar bem na semana e depois vemos o que acontece”.

O Santos volta a campo no próximo sábado (22) contra o rival Corinthians, às 19h00, no estádio da Vila Belmiro, em clássico que compõe a 33ª rodada do Brasileirão Série A.

Better Collective