Home Futebol Santos: Rueda abre polêmica ao criticar associação de empresários: “Fracassados”

Santos: Rueda abre polêmica ao criticar associação de empresários: “Fracassados”

Declarações de presidente do Peixe a podcast fez com que entidade respondesse ao dirigente santista sobre controvérsia

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

O presidente do Santos, Andrés Rueda, entrou nesta semana em polêmica. Declarações do dirigente santista ditas ao podcast ‘Hoje Sim’, do GE, acabaram rendendo uma controvérsia com a Associação Brasileira dos Executivos de Futebol (Abex), com direito a nota oficial desta.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A origem da controvérsia se deu quando o mandatário do Peixe foi perguntado sobre a procura por um executivo para comandar o futebol desde a saída de Newton Drummond, em agosto. O dirigente fez ironia sobre as funções previstas para o cargo e criticou diretores de futebol os equivalendo a ‘empresários frustrados’ por não ver neles características que julgaria importantes para cuidar de um time

“Quais são as funções e o que fez um diretor executivo de futebol? Não está claro para ninguém. A melhor definição que tive sobre eles, e não vou dizer de quem foi, é de que o diretor de futebol é um empresário frustrado. O que faz um diretor de futebol? Ah, ele monta a logística… Poxa, todos os clubes tem uma área responsável pela logística, que vê voo, hotel e essas coisas. O diretor de futebol é também o cara que cria um ambiente bom para os jogadores? Dificilmente, você vê um diretor se dar bem com os jogadores no vestiário”, disse Rueda.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

As declarações de Andrés Rueda acabaram repercutindo e fizeram com que a Abex, que congrega os diretores do times de futebol, emitisse uma nota através de suas redes sociais respondendo ao dirigente santista e procurando esclarecer as funções de um executivo dentro da estrutura de um clube.

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJla2I1dWRqeSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

“A Associação Brasileira dos Executivos de Futebol vem, através por meio desta nota, se posicionar diante das declarações feitas pelo presidente do Santos, Andrés Rueda, que disse não saber quais são as funções de um executivo de futebol. Esclarecemos para todos os que se interessam neste assunto que, a função de um executivo de futebol é atuar na gestão de todos os departamentos de um clube. Ou seja, na supervisão, na gerência, na execução, na logística ou em qualquer uma das áreas que compõem a estrutura de um time de futebol”, diz parte da nota.

“Cabe ao executivo fazer com que todas as áreas conversem internamente e tenham bom funcionamento, já que isso é primordial para o sucesso de todo clube. Nos últimos grandes títulos conquistados pelo futebol brasileiro e na América do Sul, a figura dos profissionais e de seus bons trabalhos é evidente, tornando clara sua importância dentro dos clubes”, completou.

PUBLICIDADE

A nota não tem críticas endereçadas a Rueda, mas afirma que a entidade está procurando a regularização de sua profissão junto ao Congresso Nacional e o suporte e apoio aos que trabalham na função nos mais variados clubes.

Desde que Drummond deixou o cargo, tem sido o próprio presidente a tocar as funções executivas de futebol no Santos, como a procura por reforços e por um novo treinador.

Better Collective